terça-feira, 28 de maio de 2019

No Concelho de Cantanhede Projeto SER MAIS Cantanhede! está a ser implementado



Estão a decorrer as visitas de acompanhamento do Projeto SER MAIS Cantanhede!, um projeto de educação vocacionado para o empreendedorismo numa perspetiva humanista, ativa e de cidadania, que se encontra-se em fase de implementação nas escolas do concelho.

As visitas iniciaram-se no dia 20 na Escola Básica e Pré-Escolar de Febres, a que se seguiram a Escola Básica 2, 3 Carlos de Oliveira, Jardim de Infância de Vilamar, Jardim de Infância de S. Caetano, Escola Básica da Sanguinheira, Escola Básica da Tocha e Escola Básica 2,3 João Garcia Bacelar. 

Nos dias seguintes, foi a vez do Centro Escolar de Cantanhede, Escola Básica da Cordinhã, Escola Básica de Ançã e Escola Básica 2,3 Marques de Marialva. 

Até ao final do mês, ainda serão visitados o jardim de infância da Póvoa da Lomba, Escola Secundária Lima de Faria, Jardim de Infância da Pocariça e Jardim de Infância da Ourentã. 

Para Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e responsável pelo pelouro da Educação, "uma das características comuns em todo este projeto tem sido o empenho extraordinário dos docentes e educadores, o trabalho interdisciplinar notável, e a utilidade destes programas para o enriquecimento das nossas comunidades educativas". O autarca assinalou que "este é um projeto de formação e educação de crianças e jovens para as competências e os valores do empreendedorismo. Pretende-se o desenvolvimento do espírito empreendedor junto das gerações mais novas, fomentando o desenvolvimento das soft skills junto dos alunos", continuado “este é um projeto educativo local, do concelho de Cantanhede, enquanto documento orientador da cooperação e da articulação entre todas as entidades educativas do concelho, sob uma lógica de imperativa proatividade e envolvimento de todos os agentes e atores educativos, considera imprescindível o desenvolvimento de ações e atividades com vista à implementação de uma política para o Empreendedorismo". Pedro Cardoso concluiu afirmando que “esta é uma experiência inovadora e pioneira, sendo que o balanço até ao momento é bastante positivo. Temos no Prof. Doutor Jacinto Jardim um parceiro estratégico forte para o desenvolvimento e implementação deste projeto".

Para além de Pedro Cardoso, na visita de acompanhamento estiveram as técnicas de educação do município responsáveis pelo acompanhamento do projeto, Jacinto Jardim, orientador e supervisor da iniciativa, Andreia Pinho e Claudia Azevedo. 

Sob uma metodologia de trabalho em equipa, seguindo uma abordagem experiencial da aprendizagem, o Município recorreu à capacitação dos agentes educativos, a instrumentos e estratégias de educação para o empreendedorismo com vista ao reforço do capital humano e à criação de valor pessoal, social e cultural.

Este programa insere-se no Projeto Empreende! Educar para o Empreendedorismo e Cidadania, coordenado pelo Professor Doutor Jacinto Jardim (Educação para o Empreendedorismo e Cidadania – Universidade Aberta).

As propostas pedagógicas visam o desenvolvimento de pessoas e de profissionais com competências empreendedoras, segundo a perspetiva das soft skills — a aptidão para “gerir o eu” e para se relacionar positivamente com os outros. 

Estão a ser aplicados, ao longo de 12 sessões, programas de educação nos vários ciclos de ensino: no Pré-escolar, "Piratas dos Sonhos", alunos de 4, 5 e 6 anos, no 1.º Ciclo "Exploradores de Sonhos" e "Brincadores de Sonhos" ; no 2.º Ciclo "Rota das Emoções"; no 3.º Ciclo, "Inovadores em Ação" e no Secundário "Os Originais". 

Além dos manuais para os alunos, foram facultados aos docentes roteiros pedagógicos com a metodologia necessária para a implementação do respetivo programa e disponibilizadas sessões de capacitação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário