quinta-feira, 27 de junho de 2019

Músicas do mundo: o Festim chega a Estarreja


“São outros ritmos, sons e vida de talentosos “músicos do mundo” que nos chegam em julho ao nosso Cine-Teatro, neste Festival que é já uma marca cultural da região”, Diamantino Sabina.

De Cuba à Polónia, dos sons das cordas aos ilusionistas da voz, a 11 .ª edição do Festim - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo leva ao palco do Cine-Teatro de Estarreja “Volosi” e “Vocal Sampling”.

O Festim já toca na região de Aveiro e o primeiro concerto em Estarreja é uma estreia absoluta em Portugal e está agendado para o dia 5 de julho, sexta-feira, às 22h. O quinteto de cordas “Volosi” vem da Polónia para mostrar o quão é exímio no repertório tradicional de melodias e danças dos Cárpatos polacos, em arranjos iluminados pela escola clássica e pelo jazz, com influências da improvisação, da música erudita e do rock. Uma combinação irresistível, universalmente aclamada, conquistando públicos de grandes festivais e de prestigiadas salas de concertos de todo o mundo. Estes polacos ultrapassam os limites das suas cordas de forma absolutamente criativa e emocionante. Uma vez ouvidos, jamais serão esquecidos. Vêm para partir as cordas todas!

Soa como uma orquestra completa com guitarras, bateria, sopros e muito mais, mas na verdade este som único é criado pelas vozes “a capella” de seis músicos cubanos com influências fortes da música tradicional cubana, e ainda da salsa moderna, do jazz e do rock. Exuberante e cheio de cor será o espetáculo dos “Vocal Sampling” no dia 12 de julho, às 22h. Estes ilusionistas da voz, que transformam as cordas vocais em instrumentos musicais, prometem um concerto tão potente como qualquer orquestra.

Estruturado numa programação em rede entre as autarquias de Estarreja, Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga, Oliveira do Bairro e Oliveira de Azeméis, esta concertação intermunicipal tem em vista uma oferta cultural de referência, com benefícios locais associados à projeção exterior de cada um dos Municípios envolvidos, através de uma estratégia de programação em rede que, além de representar oportunidades culturais com custos partilhados, potencia a captação e desenvolvimento de públicos culturais às escalas local, regional e nacional. Este festival é coordenado pela d’Orfeu Associação Cultural e representa uma mais-valia em termos de oferta artística, qualificação de públicos e aproximação de culturas.

Estarreja associa-se ao Festim desde a primeira edição. Para o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, “será mais um ano de uma programação de qualidade, que nos orgulha e faz com que, desde da primeira hora, embarcássemos nesta viagem pelo mundo, com a d’Orfeu.”

Este ano, o Festival decorre de 19 de junho a 25 de julho, e as músicas do mundo podem ser ouvidas nos seis Municípios parceiros. O Festim – festival intermunicipal de músicas do mundo é o único festival português a integrar a rede europeia “European Forum of Worldwide Music Festivals” e conquistou, pela terceira vez, o selo de qualidade EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário