quinta-feira, 27 de junho de 2019

Oeste | CALDAS INAUGURA CAMPO DE BASKETART AMANHÃ

QUANDO O BASQUETEBOL E A ARTE PARTILHAM O CAMPO PARA LEVAR A MODALIDADE MAIS LONGE

Caldas inaugura amanhã, sexta-feira, 28 de Junho, pelas 18H45, o primeiro parque da Rede Nacional de 3x3 Basketart, que ficará localizado no Parque Desportivo Domingos Del Rio, Junto ao Pavilhão Rainha D. Leonor.
O 3x3 BASKETART é uma iniciativa desenvolvida pela Federação Portuguesa de Basquetebol no quadro do seu Programa Nacional de Promoção da modalidade.
O objectivo é desafiar todos os Municípios do País a constituir-se como parceiros da FPB na promoção de hábitos saudáveis de vida dos seus habitantes através da prática informal do basquetebol, numa variante do jogo mais simples, estimulando desta forma a adesão e participação de todos.

Modalidade Olímpica em 2020
O 3x3 começa a afirmar-se como uma categoria de excelência no quadro da FIBA e será modalidade olímpica já em 2020.
Como forma de potenciar a atractividade da iniciativa e a curiosidade dos mais jovens, a ideia é que se desenvolva num cenário exterior e urbano, decorado com uma estética de street art (por ex. com pinturas em graffiti).
Com capacidade para se ajustar às especificidades próprias de cada região ou Município, pretende afirmar-se como um dos pilares essenciais da afirmação e sustentabilidade do Basquetebol no quadriénio 2018-2022.

Porquê 3x3?
Porque há regiões do país que pelas suas dimensões, características e gostos têm ainda uma relação distante com o basquetebol, quer pela escassez da sua população mais jovem, quer pela dificuldade em criar e manter a pratica convencional da modalidade no seio dos seus clubes.
O 3x3 é um jogo mais simples, que exige menos atletas e reclama menos recursos (desde logo porque é jogado em recintos descobertos – sem necessidade de pavilhões, pisos e balneários dispendiosos) podendo ser praticado em qualquer região, com um mínimo de participantes. Razão pela qual tem hoje mais de 200 milhões de praticantes no mundo e é considerado como o desporto de rua mais jogado do Planeta.
Com o carimbo FIBA (Federação Internacional de Basquetebol – associação que organiza e regula o basquetebol a nível mundial), o Basquetebol na vertente de 3x3 vai tornar-se modalidade olímpica já em 2020, durante os Jogos Olímpicos de Tokyo – pelo que é objectivo da Federação Portuguesa de Basquetebol acompanhar o natural aumento de expressão no mundo desta vertente ligada ao basquetebol ‘tradicional’, criando condições para o aparecimento, de novos talentos e protagonistas em qualquer região do país, mesmo - ou sobretudo - naquelas em que o basquetebol tem tido alguma dificuldade em afirmar-se.
O objectivo que sustenta esta iniciativa é que Portugal possa vir a integrar a elite do ranking mundial de países e estar preparado para receber eventos nacionais e internacionais na Rede Nacional de Campos 3x3BasketArt que se pretende criar.
Neste âmbito, Caldas da Rainha marca pontos como um dos primeiros municípios a integrar esta Rede!

Nenhum comentário:

Postar um comentário