quinta-feira, 27 de junho de 2019

João Paulo Sacadura é o padrinho oficial dos «bons maridos» de Ferreira do Zêzere | 7 Maravilhas em Portugal® - Doce

No próximo dia 5 de julho, os doces do distrito de Santarém vão estar a concurso na RTP1, ao longo do dia (manhã/tarde) , em programa em direto, para apuramento de um pré-finalista distrital que passará às semifinais e irá concorrer depois com os doces de outras regiões.

Os «bons maridos» de Ferreira do Zêzere, fizeram já um percurso assinalável, tendo sido já ultrapassadas duas fases cruciais e encontram-se entre os 7 doces finalistas do distrito de Santarém, após votação de painel de especialistas.

O Jornalista João Paulo Sacadura, com vasto currículo de televisão, imprensa e rádio será o padrinho oficial dos «Bons Maridos», tendo aceite o convite que o município de Ferreira do Zêzere lhe lançou:

«A minha ligação com a região de ferreira do Zêzere vem pelo menos desde os meus bisavós; a minha bisavó MARIA DIAS FERREIRA, tinha casa aqui no Chão da Serra e foi uma benemérita local. Na continuação da sua obra, o meu primo direito criou a Fundação Maria Dias Ferreira, para continuar a obra da nossa bisavó, nas valências de apoio social e cultural à região, e convidou-me para colaborar com ele como vogal da administração.»

«Apesar de morar em Lisboa, sempre passei férias em Ferreira do Zêzere, e reforçando ainda mais os laços que me unem à região eu e a minha mulher realizámos o batismo dos meus filhos (gémeos) na Igreja de Nª Senhora do Pranto de Dornes, na belíssima aldeia ribeirinha eleita como umas 7 Maravilhas de Portugal há 2 anos.»

«Sou guloso, q.b., e gosto em especial dos Bons Maridos, e sempre que vou a Ferreira do Zêzere não deixo de ir à Pérola do Zêzere provar um deles e também uma Boa Esposa, confesso…». Refere João Paulo Sacadura.

A partir de agora quem decide é o público, e vão ganhar os doces que tiverem mais votos, para votar nos «Bons maridos» deve utilizar o número 760 107 024 (valor da chamada: 0,60€ + IVA).


História do doce

Foi em 1970 que surgiu em Ferreira do Zêzere a receita dos Bons Maridos pela mão de Beatriz Soeiro e Silva, esposa do presidente da Câmara António José Soeiro e Silva. Esta, seria a digna vencedora de um Concurso Gastronómico local, onde ficaram conhecidos.

Curiosidades sobre o doce

Na sequência do Concurso Gastronómico realizado em 1970 e de forma a dar continuidade ao fabrico do doce vencedor foi sugerido à D. Emília Peixoto, por um juiz dos açores que estava a desempenhar funções no tribunal de Ferreira do Zêzere que esta solicitasse na Câmara Municipal a receita dos Bons Maridos.
Após fazer varias tentativas a partir da receita original, começa a comercializa-los no seu estabelecimento e a ter grande sucesso. A pedido de diversas senhoras, vai mais tarde criar a “Boa Esposa”, que viria a juntar-se ao seu “esposo”, o Bom Marido.

Link com vídeo:


Receita (ingredientes e modo de preparo)

Ingredientes:

Massa para forrar as formas

Manteiga
Açúcar
Ovo
Farinha de trigo
Sal
Água q.b.


Recheio

Açúcar
Miolo de amêndoa (farinha de amêndoa)
Farinha de trigo
Grão de bico cozido
Gema de ovo
Água q.b.
Açúcar em pó q.b.
Modo de Preparo

Massa para forrar as formas

Misturar a manteiga, o açúcar e de seguida o ovo a farinha e o sal. Amassar bem.
Deixar repousar a massa durante cerca de 30 minutos.
De seguida esticar a massa, que deverá ficar com a espessura de 1mm e forrar as formas.

Recheio

Num tacho em cobre fazer uma calda de açúcar, de seguida juntar a farinha, as gemas, grão de bico cozido e o miolo de amêndoa, mexendo até ferver.
Deixar repousar e arrefecer.
Encher as formas já forradas com a massa, pincelar a superfície com clara de ovo.
Cozer no forno a 170 graus durante 20 a 30 minutos.



Breve Curículo de João Paulo Sacadura

Nasceu em Lisboa a 8 de Outubro de 1959

Estudou Engenharia Civil, mas foi seduzido pela comunicação social ainda antes do fim do curso e ingressou na RÁDIO RENASCENÇA, onde em 1989 foi redactor cultural da RFM.

Na imprensa, fez parte do grupo fundador do FORUM ESTUDANTE; tem textos e/ou fotografias publicados em jornais e revistas como o PÚBLICO, O INDEPENDENTE, SÁBADO, O JORNAL, CORREIO DA MANHÃ, Agenda Cultural de Lisboa e outros.

Desde que apareceu a TVI, em 1993, escreveu e/ou apresentou os programas "FORUM", SINAIS E LEIS, e, para a RTP, "Droga, Máscara e Realidade".

Escreveu para a VERBO os álbuns "O Património da Humanidade em Portugal" em 3 volumes.

Nos 9 anos que escreveu e apresentou os quase 400 programas “CARTAZ DAS ARTES”, magazine cultural da TVI, ganhou 7 prémios MAC de Melhor Apresentador / Programa Cultural de Televisão atribuídos pelo Movimento Arte Contemporânea.

Na TVI24 escreveu e apresentou mais de uma centena de programas “LIVRARIA IDEAL”, de entrevistas com escritores.

Em 2006, foi convidado para integrar o painel de 7 experts em património que selecionou de entre todos os monumentos nacionais os que foram a votação para a eleição das “7 Maravilhas de Portugal.

Em 2015 e 2016, foi o moderador da VIAGEM LITERÁRIA, da PORTO EDITORA, que levou a todo o país escritores em entrevistas públicas.

Desde 2014 faz sugestões culturais nos programas “MAIS MULHER” e “FAZ SENTIDO”, do canal SIC MULHER.

É neste momento animador da RÁDIO OBSERVADOR.


NÚMERO DE TELEFONE PARA VOTAR NOS BONS MARIDOS
760 107 024 (valor da chamada: 0,60€ + IVA)

*Hélio Ferreira Antunes

_____________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário