sexta-feira, 26 de julho de 2019

Saúde | Está na rua uma ação de verão para recolha de sangue

Decorre de norte a sul do País, numa altura que tende a ser crítica para o stock nacional.

Sofia Robert
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) está a desenvolver uma ação de verão para recolha de sangue. Decorre em todo o País, numa altura que por vezes é problemática para os stocks nacionais de sangue. Isto porque, no verão, as doações de sangue costumam diminuir bastante.

À NiT, o IPST explica que as férias afastam os dadores frequentes dos locais de doação. Uma situação que ocorre precisamente na altura em que há uma maior necessidade de sangue, já que há um aumento dos acidentes.

Em Portugal, há cerca de 210 mil dadores, dos quais 14% são jovens entre os 18 e os 25 anos. No País são necessárias, em média, mil unidades de sangue diárias para tratamento de doentes. Para ser dador é necessário ser uma pessoa saudável, ter mais de 18 anos e pesar mais de 50 quilos.

Para ir ao encontro dos veraneantes, muitas das ações decorrem em praias ou centros comerciais. É o caso do parque exterior do centro comercial MAR Shopping Matosinhos que acolhe na quinta-feira, 1 de agosto, entre as 14 e as 19 horas, uma ação de recolha de sangue do IPST.

Outra das várias sessões que vão decorrer no País, acontece em Lisboa, mais propriamente na Estação do Oriente, de 24 a 26 de julho, entre as 15 e as 20 horas. Já em Albufeira, local onde muitos portugueses escolhem passar o verão, o IPST vai estar presente no Continente Modelo Albufeira entre os dias 8 e 10 de agosto, das 15 às 20 horas.

O calendário com todas as ações pode ser consultado no site do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Fonte: nit.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário