terça-feira, 16 de julho de 2019

UNAVE LANÇA NOVAS FORMAÇÕES NA ÁREA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS

Eólica e/ou solar, as energias renováveis estão na ordem do dia, em definitivo, a sua adoção constitui um imperativo do ponto de vista da preservação do ambiente e a UNAVE-UA, por maioria de razão, não podia ignorá-las, pelo que vai levar a efeito duas ações de formação nesta área, no início do próximo ano letivo.

A primeira, sobre Dimensionamento de Sistemas Solares Térmicos para AQS (Águas Quentes Sanitárias) está agendada para 3, 4, 10 e 11 de outubro e constará de 12 horas presenciais.

Destina-se, especialmente, a profissionais ligados à consultoria e instalação de sistemas de energia solar, a licenciados na área da engenharia (mecânica, ambiente, física, civil ou áreas equivalentes) e a técnicos com qualificação de nível V na área da energia. A frequência do curso exige conhecimentos básicos de Microsoft Office (Excel).

O objetivo central do curso passa por capacitar os formandos por forma a saber aplicar metodologias básicas na implementação de sistemas solares térmicos em habitações, tendo em vista cobrir as necessidades de energia térmica, analisar o recurso solar disponível num determinado local, dimensionar um sistema solar térmico de acordo com o recurso disponível e analisar a viabilidade económica do sistema.

O segundo curso, desta vez sobre a viabilidade de uma instalação eólica, está   previsto para 7, 8, 14 e 15 de novembro e terá, também a duração de 12 horas (presenciais).

A formação incidirá sobre o “Estudo de Viabilidade de uma Instalação Eólica com Recurso a Programação em Python e Modelação Numérica”, tendo sido pensado para profissionais ligados à instalação de sistemas de energias renováveis ou consultoria e para licenciados em áreas de engenharia (ambiente, civil, eletrotecnia, física, mecânica), tal como o anterior, e para técnicos superiores profissionais com formação na área da energia ou equivalente. Além de formação na área da energia, ou equivalente, a frequência deste curso exige conhecimentos básicos de funcionamento com sistemas operativos Windows.
As duas formações têm como coordenador científico-pedagógico o professor António Samagaio, do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro e como formadores Luís Carlos Marques Ruivo e Michael Anthony Martins Tavares Russo, ambos licenciados em Engenharia do Ambiente e mestres em Sistemas Energéticos Sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário