quarta-feira, 18 de setembro de 2019

COVILHÃ ASSINALA SEMANA DA MOBILIDADE COM CAMINHADAS E ATIVIDADES AO AR LIVRE


Durante toda a semana comemora-se a semana dedicada à mobilidade sustentável. O seu objetivo é reforçar o debate sobre a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à utilização do automóvel particular. 

A Campanha Nacional partilha os objetivos Europeus para a recuperação da qualidade ambiental das cidades europeias. 

Objetivos principais: 

.Encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído; 

.Consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente; 

.Proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade; 

. Proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável. 

Na Covilhã, a programação envolve diversas atividades distribuídas por toda a semana, com destaque para as caminhadas “Caminhar e Pedalar”, no dia 21 de setembro, que irá decorrer a partir das 9h na Praça do Município, e no mesmo dia, “Mobilidade e Literatura”, com início marcado para as 18 h nas Piscinas Municipais. 

No dia 22 de setembro assinala-se o Dia Europeu Sem Carros com a “Cãominhada” a partir do Jardim do Rodrigo, pelas 9h, hora a se inicia o Passeio da Memória (Complexo Desportivo) e às 15h, o “Desfile e Concerto das Bandas Filarmónicas” ( Jardim Publico). 

Ainda no dia 22, de forma simbólica, o trânsito estará cortado num dos sentidos da Avenida Europa e em algumas artérias limítrofes para que essas vias possam ser percorridas a pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário