terça-feira, 3 de setembro de 2019

Marinha Portuguesa inativa 26 engenhos explosivos da 2ª Guerra Mundial na Alemanha


Resultado de imagem para Marinha Portuguesa inativa 26 engenhos explosivos da 2ª Guerra Mundial na Alemanha
A equipa de mergulhadores da Marinha Portuguesa, integrada numa missão da NATO, inativou 26 engenhos explosivos da segunda Guerra Mundial junto à Alemanha, indicou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

Em comunicado, o EMGFA refere que a equipa mergulhadores sapadores da Marinha Portuguesa, integrada na Força da “Standing NATO Mine Countermeasures Group 1 (SNMCMG1)”, participou na operação “HOD (Historical Ordnance Disposal) Operation Germany” entre 26 e 31 de agosto, com o objetivo de detetar, identificar e inativar engenhos explosivos do passado que ainda se encontram no fundo dos mares.

Durante a operação, esta força detetou um antigo campo de minas, a norte da ilha alemã de Fehmarn, que tinham sido criados durante os antigos conflitos e tinham como objetivo bloquear a navegação em locais estratégicos, adianta.

O EMGFA indica que o navio caça-minas alemão, através do seu ‘drone’ e dos mergulhadores portugueses, detetaram, identificaram e inativaram 26 minas de fundo de origem inglesa, pertencentes à segunda guerra mundial.

Durante os seis dias de operação, os mergulhadores da Marinha Portuguesa realizaram 43 operações de mergulho, 36 das quais de identificação e sete de inativação, segundo o EMGFA.

Os mergulhadores da Marinha Portuguesa vão continuar embarcados até 29 de setembro no caça-minas alemão, integrando a capacidade de Guerra de Minas da NATO a operar no Norte da Europa, em tempo de paz e períodos de conflito, contribuindo para a segurança da navegação e de todas as pessoas que utilizam o mar.

Lusa / Madremedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário