quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Oeste | Município e Altice Portugal apostam na inovação e no empreendedorismo em Leiria

O Município de Leiria e a Altice Portugal celebraram esta quinta-feira dois acordos e dois protocolos de cooperação, com vista à inovação das infraestruturas tecnológicas e à promoção do empreendedorismo no concelho. 

Um dos principais objetivos passa pelo aumento da rede de fibra ótica, pretendendo-se que, nos próximos meses, a taxa de disponibilidade seja superior a 95 por cento do número de fogos do concelho. 

“Acreditamos que esta será claramente uma das áreas que marcará a fronteira entre os territórios menos e mais desenvolvidos, constituindo um fator prioritário para a atração de investimento e criação de emprego”, defendeu o presidente da Câmara Municipal. 

Gonçalo Lopes acrescentou que “pretendemos estar na linha da frente na construção de um território de última geração” e “tornar Leiria um dos territórios mais atrativos para as empresas de base tecnológica e digital”, e, para tal, foi estabelecido um acordo de parceria que incluiu a Start Up Leiria e a Altice Labs, com o objetivo da promoção do empreendedorismo no concelho. 

Para Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, este é um momento que “marca mais um passo importante na descentralização da inovação”, numa região com a qual a empresa tem um elo de ligação, tendo em conta o trabalho desenvolvido após os incêndios de 2017 no Pinhal de Leiria. 

O responsável destacou ainda a importância da rede de fibra ótica e das redes móveis no crescimento empresarial do concelho, afirmando que “Leiria é feita da mesma fibra e está também em condições de competir com Lisboa e Porto no crescimento e no desenvolvimento social e económico”. 

Em representação da StartUp Leiria, Catarina Louro mencionou o trabalho realizado pela incubadora desde a sua criação em 2018, incluindo a presença na próxima edição da Web Summit, e realçou que o protocolo assinado corresponde ao caminho que se pretende. 

A edição de 2020 da Feira de Leiria foi também objeto de um acordo de parceria, prevendo a disponibilização gratuita de uma rede wi-fi aos visitantes, em todo o recinto e durante todo o evento. 

A parceria com a Altice Portugal está incluída num plano de investimentos na inovação tecnológica do concelho por parte do Município, que prevê também a construção do Centro de Negócios no Topo Norte do Estádio Municipal, que, com uma área de 20 mil metros quadrados e com um investimento de 7,5 milhões de euros, receberá empresas do setor das Tecnologias de Informação, Comunicação e Tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário