segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Leiria | Floresta Viva celebra a natureza na Lagoa da Ervedeira



A Floresta Viva regressa dia 12 de outubro à Lagoa da Ervedeira, um evento de celebração da natureza e sensibilização ambiental.
A pretexto de explorar, brincar e aprender, a Floresta Viva, promovida pelo Município de Leiria com o apoio da Freguesia do Coimbrão e dos SMAS, assume uma importante dimensão ao nível da consciencialização e incentivo à preservação da natureza.
Para o presente e futuro, a Floresta Viva pretende celebrar a comunhão entre as comunidades locais e a natureza, através de atividades lúdico-pedagógicas para toda a família, num evento promovido pelo Município de Leiria que apresenta uma jornada repleta de atividades com o objetivo de dar a conhecer aos participantes o ecossistema da Lagoa da Ervedeira, fomentando o uso das mais variadas matérias oferecidas pela natureza.
“A Floresta Viva constitui uma iniciativa em que convidamos as famílias a virem celebrar a natureza, com um programa lúdico mas sobretudo pedagógico”, refere a vereadora do Ambiente no Município de Leiria, Ana Esperança, acrescentando que, por outro lado, esta iniciativa “mantém viva a memória do trágico incêndio que destruiu a nossa floresta e mantém vivo o compromisso que todos devemos assumir para a sua regeneração”.
“Muito em breve vamos anunciar um conjunto de ações concretas com esse objetivo, em que desejamos envolver toda a população”, acrescenta Ana Esperança.



PROGRAMA:
10:00 às 16:30 - Jogos do Helder
10:30 às 11:30 - Pegada Ecológica*
10:30 às 12:30 - Imagens na Natureza
11:00 às 13:00 - Animais Vegetais*
11:00 às 16:30 - Construção Natural
12:00 às 13:00 - Sementeiras: Colher, Conservar e Semear*
12:00 às 13:00 - Canto do Conto
13:00 às 14:00 - Piquenique
14:00 às 16:00 - Imagens na Natureza
14:00 às 16:30 - Máscaras da Floresta*
14:30 às 15:30 - Sementeiras: Colher, Conservar e Semear*
14:30 às 16:30 - Micro Gabinete das Curiosidades*
15:00 às 16:00 - Exploradores da Lagoa
16:00 às 16:30 - Canto do Conto
16:30 às 17:00 - Naturhorn Ensemble

* Atividades com inscrição prévia e lotação limitada.

AUTOCARRO*
Leiria – Lagoa da Ervedeira – Leiria
Partida: 09h // Regresso: 18h
Ponto de Partida: Largo da República (em frente à Câmara Municipal de Leiria)
*Necessidade de inscrição prévia | Lotação limitada à capacidade do autocarro.
Para mais informações:
Tel: 244845651
cia@cm-leiria.pt
-- INSCRIÇÕES (no final do formulário): https://forms.gle/VqBAjSvo5d8EcYgFA --

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
- Jogos do Helder: Máquinas diabólicas que fugiram de dentro dos computadores, televisões, tablets e smartphones e chegam à Floresta Viva para trazer muita alegria. São ecológicas necessitando apenas de energia humana para divertir e desafiar todo o ser humano.
- Pegada Ecológica: Nesta atividade levamos as crianças a conhecer a expressão “pegada ecológica”, o que é, e quais os fatores que são necessários para calcular a pegada ecológica de cada um.
- Imagens na Natureza: Esta oficina terá uma dinâmica colaborativa e será desenvolvida num trabalho progressivo e livre, em que cada participante poderá criar a(s) sua(s) peça(s) para construção de uma instalação coletiva. As peças serão criadas através de uma técnica artesanal, que permite a fusão seletiva de superfícies de elementos da Natureza com imagens fornecidas para o efeito.
- Animais Vegetais: Tantos animais habitam esta floresta! Vivem em esconderijos, ninhos, tocas, ramos altos, entre folhas, debaixo de pedras. Vamos construir pequenos animais, usando materiais iguais aos que eles usam: ramos e folhas de árvores, cascas, sementes e frutos. Alguma imaginação, e nascem novas criaturas neste jardim!
- Construção Natural: Construção coletiva de abrigo, com elementos naturais recolhidos no local. Vamos construir em conjunto um abrigo com os recursos existentes na natureza na zona circundante à Lagoa da Ervedeira. O material recolhido será preparado e limpo para a construção, que será sustentada por técnicas simples de agregação, sobreposição e de união de materiais. 
- Sementeiras: Colher, Conservar e Semear: Oficina prática onde os participantes são informados acerca dos métodos de propagação das plantas, com destaque prático para as ações de sementeria e estacaria. Nesta oficina trataremos apenas de plantas Autóctones do Pinhal de Leiria. Nela será desenvolvida a atividade de colocar uma semente num vaso (de material reciclado) e também a possbilidade de realizar a colocação de uma haste de planta num vaso, em ambos os casos levarão o que executaram para casa para cuidar e ver crescer!
- Canto do Conto: Histórias para pequenos e graúdos!
- Piquenique: Levar o farnel de casa e petiscar junto da Natureza!
- Máscaras da Floresta: No centro da floresta habitam criaturas belas e por vezes horrendas, meigas e por vezes ferozes... como todos nós! Nesta oficina propomos uma viagem ao mais fantástico que cada criança tem dentro de si, na relação com o espaço que nos envolve nesta Floresta Viva. Vamos criar máscaras que nos transportam para o que de mais belo e autêntico existe dentro de cada um de nós: uma brincadeira criativa, promotora de felicidade e da conexão com a (sua) natureza.
- Micro Gabinete das Curiosidades: Há muitos, muitos anos, desde o tempo dos descobrimentos que se ganhou o hábito de fazer coleções de natureza. Algumas delas transformaram-se em pequenos gabinetes de curiosidades que vieram a dar origem aos primeiros museus de história natural. À volta de alguns dos objetos criaram-se histórias surpreendentes e fantásticas por falta de conhecimento científico. E nós? Conhecemos a natureza que nos rodeia? O que podemos dizer sobre ela? Vamos criar um pequeno “Gabinete de Curiosidades” e pensar a natureza de uma forma fantástica!
- Naturhorn Ensemble: Momento musical.


Nenhum comentário:

Postar um comentário