segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Oeste | ECOXXI: TORRES VEDRAS É UM DOS MUNICÍPIOS MAIS SUSTENTÁVEIS DO PAÍS


Torres Vedras conquistou o galardão ECOXXI 2019, voltando a ver reconhecidas as boas práticas e políticas na área da sustentabilidade. A evolução positiva do Município ao longo dos anos levou a que atingisse a sua classificação mais alta, com o índice ECOXXI a subir para 82%. Desta forma, Torres Vedras está no Top 5 dos municípios com melhor índice.

Esta foi a 13ª vez que o Município conquistou o prémio, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Hugo Lucas, vereador das Infraestruturas e Obras Municipais, Gestão de Áreas Urbanas, Transportes e Trânsito e Mobilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, recebeu o galardão na passada sexta-feira, na Lousã, numa edição que contou com a participação de 53 municípios de todo o país.

Segundo a avaliação levada a cabo pela ABAE, Torres Vedras destaca-se na promoção da educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável, qualidade do ar e informação ao público, gestão e conservação da floresta, qualidade da água para consumo humano e mobilidade sustentável.

Torres Vedras destacou-se, ainda, no âmbito do turismo sustentável e na valorização do papel da energia na gestão municipal. Em causa estão alguns dos indicadores de sustentabilidade local tidos em conta pelo galardão. Sublinhe-se que a avaliação baseia-se num sistema de 21 indicadores, desagregados em 65 subindicadores.

O ECO XXI é um programa de educação para a sustentabilidade, implementado pela ABAE em 2005. O programa tem vindo a assumir-se como ferramenta de gestão e planeamento interno dos municípios, apontando caminhos e metas no sentido da sustentabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário