segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Oeste | IGREJA DA MISERICÓRDIA VAI ACOLHER MAIS UM CICLO DE ÓRGÃO DE TORRES VEDRAS

As sonoridades do órgão regressam nos próximos meses à Igreja da Misericórdia de Torres Vedras com a quarta edição do ciclo dedicado a este instrumento realizado nesta cidade oestina.
Trata-se de uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, que conta também com a parceria da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues e o apoio institucional do Patriarcado de Lisboa e das paróquias de Torres Vedras.
Segundo o diretor deste IV Ciclo de Órgão de Torres Vedras, Daniel Oliveira, nesta iniciativa “a Igreja da Misericórdia irá mostrar o esplendor do seu templo aliado à beleza sonora e estética do seu importante órgão histórico Bento Fontanes (1773), que uma vez mais fará as honras deste ciclo”.
Constituído por três grandes concertos, o evento conta ainda com os mini-concertos À la carte, que terão lugar todas as quintas-feiras do mês de novembro à hora de almoço, nos quais o público poderá escolher o que quer ouvir de acordo com o “menu” musical apresentado. Este ciclo de órgão inclui ainda duas atividades pedagógicas: uma masterclass destinada a alunos de órgão de várias instituições de ensino, orientada pelo organista Jesús Sampedro, professor de órgão do Conservatório de Sevilha; e ações de sensibilização junto de escolas primárias do concelho de Torres Vedras.
Todos os concertos serão comentados e, em alguns deles, o público terá oportunidade de se envolver e participar diretamente.
Através destes recitais, Torres Vedras acolherá interessantes programas que associam o órgão à música barroca da Península Ibérica, Itália e Alemanha, passando pela música cinematográfica e as músicas do mundo.
Ainda segundo Daniel Oliveira: “Olhando o futuro, vivenciando o presente e respeitando o passado, o ciclo de órgão de Torres Vedras apresenta novos diálogos e novos compromissos, fundamentados nos valores humanos em prol da igualdade e de uma sociedade culturalmente mais rica e diversa, aliando arte, religião, história, turismo e património num só momento.
Que este seja mais um ciclo de órgão por todos e para todos, porque música é união!".
O programa do IV Ciclo de Órgão de Torres Vedras é o seguinte:

7/11 | 13h15 – 13h30 | Concerto À la carte 
Neste concerto todos os que se encontrarem na Cidade podem usufruir à hora de almoço de um “menu” musical, podendo dessa forma o público escolher o que quer ouvir e assim participar numa “degustação musical”. No final, o público será convidado para degustar um bolinho e um café.

14/11 | 13h15 – 13h30 | Concerto À la carte  

17/11 | 16h | Concerto Música para órgão e canto no barroco ibérico, italiano e alemão 
Este concerto, dedicado à música sacra do período barroco, apresenta compositores de elevado relevo como Bach, Vivaldi e Haendel, mas também autores menos conhecidos como Frei Jacinto do Sacramento, Giuseppe Carcanni ou José da Madre de Deus.
Um interessante programa, intimista, que recria historicamente a música que se fazia em Portugal no século XVIII, música esta bastante idiomática do órgão histórico Bento Fontanes.
Sendo que desde o seu aparecimento, o órgão sempre teve uma relação direta com a voz humana, este concerto contará com a participação da soprano Mariana Castello-Branco, cuja voz será acompanhada pelas sonoridades de órgão e baixo-contínuo a cargo de Daniel Oliveira.

21/11 | 13h15 – 13h30 | Concerto À la carte 

28/11 | 13h15 – 13h30 | Concerto À la carte 

15/12 | 16h | Concerto Um conto de Natal....na música para filmes
Este concerto é, através da música cinematográfica e natalícia, um autêntico momento para recordar temas de filmes associados ao Natal, à família e à amizade, propondo intensidade, espiritualidade e comunhão.
Alunos e professores da Academia de Música Stella Maris (Peniche) executarão sons natalícios e cinematográficos de compositores tão significativos como Yann Tiersen, Ludovico Enaudi ou Enio Morricone. As sonoridades do órgão estarão a cargo de Gerardo Rodrigues.

25/1 | 10h-12h e 14h-16h | Masterclass com Jesús Sampedro 
Esta masterclass constitui-se como uma oportunidade dos alunos de órgão de Torres Vedras e de outros conservatórios e escolas nacionais contactarem com uma personalidade de relevo do panorama organístico, de modo a abrirem novos horizontes. Uma experiência que poderá marcar e influenciar a sua formação musical/organística.
Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrónico: cultura@cm-tvedras.pt  

26/1 | 16h | Concerto de Ano Novo: Música para Coro e Órgão
Sendo o último concerto deste IV Ciclo de Órgão de Torres Vedras, o mesmo contará com a honrosa participação do organista internacional Jesús Sampedro, organista na Catedral de Sevilha e professor de órgão no Conservatório de Málaga, que acompanhará o já prestigiado Coro Masculino da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, que atuará sob direção do jovem maestro João Carlos Perdigão.
Numa autêntica simbiose de culturas de dois países "irmãos", este concerto terá um programa bastante diverso, que incluirá desde obras a solo onde poder-se-á apreciar a performance musical do organista Jesús Sampedro, até obras corais de várias tradições e épocas interpretadas por aquele reconhecido agrupamento vocal torriense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário