segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Região de Aveiro | Três mergulhadores identificados por captura ilegal na Ria de Aveiro

Resultado de imagem para Três mergulhadores identificados por captura ilegal na Ria de Aveiro
Notícias de Aveiro
A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 16 de outubro, apreendeu 60 quilos de amêijoa macha, Venerupis pullastra, e equipamento de mergulho no valor de 4 735 euros, no canal da Ria de Aveiro.
Durante uma operação policial, que teve como principal objetivo o controlo das normas que regem a prática do mergulho recreativo na Ria de Aveiro, os militares detetaram três homens a capturarem os bivalves de forma ilegal, através da prática de mergulho em zona proibida. Desta ação resultou a identificação de três homens com idades compreendidas entre os 21 e os 33 anos, e a elaboração dos respetivos autos de contraordenação, com coima punível até 37 500 euros.
A GNR alerta que, para a prática de mergulho, é necessária a posse de certificado de qualificações, emitido por escola de mergulho licenciada, ou de certificação de mergulhador emitida pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, I. P. . Relativamente à segurança, a prática do mergulho é vedada em canais de navegação, portos e barras. Tendo em conta a preservação de recursos naturais e culturais, relembra-se que os mergulhadores não podem proceder à captura, manipulação ou recolha de espécies biológicas ou de elementos do património natural nem realizar quaisquer outras atividades intrusivas ou perturbadoras do seu envolvimento.
Os bivalves por ainda se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário