domingo, 24 de novembro de 2019

GNR apreendeu rede de pesca ilegal, pescado fresco e bivalves na Ria de Aveiro

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 20 de novembro, apreendeu 400 metros de rede ilegal, 12 quilos de robalos e 25 quilos de berbigão, na Ria de Aveiro.
No âmbito de uma operação destinada ao controlo do cumprimento das normas que regem a captura de pescado fresco e bivalves, foi detetada uma rede, sem qualquer identificação, num local proibido com 12 quilos de robalos, tendo sido recolhida juntamente com o pescado.

Foi elaborado o respetivo auto de contraordenação e o pescado, depois de submetido ao controlo higiossanitário, foi entregue a várias instituições de solidariedade.
Numa outra ação foram detetadas duas embarcações a proceder à captura de bivalves numa zona classificada como interdita, tendo sido aprendidos 25 quilos de berbigão. Resultante desta ação, foram identificados dois homens de 27 e 50 anos e elaborado o respetivo auto de contraordenação.
A GNR relembra que as zonas interditas permitem o controlo das biotoxinas marinhas, que são compostos químicos produzidos por algumas microalgas que se acumulam nos bivalves quando estes retêm as microalgas tóxicas no seu processo de filtração. Assim existe este controlo de forma a que o consumo dos moluscos bivalves não represente um perigo, sendo que os bivalves que não sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, podem colocar em causa a saúde pública devido à possível contaminação com toxinas.
Os bivalves por ainda se encontrarem vivos foram devolvidos ao seu habitat natural.
Imagem: Rota da Bairrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário