sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Health at a Glance 2019

Portugal é o 3.º país da OCDE com maior rácio de médicos per capita.
Portugal surge na terceira posição, no total de 45 países, relativamente ao indicador «número total de médicos per capita» da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Existem, atualmente, cinco médicos por cada mil habitantes, o que coloca Portugal à frente de países como Alemanha, França e Reino Unido.
Os dados foram revelados na publicação anual Health at a Glance, referente a 2019, divulgada esta quinta-feira, dia 7 de novembro, pela OCDE.
Na análise da evolução de um conjunto de indicadores ao longo do tempo, observam-se várias tendências positivas. Assim, no que respeita à esperança de vida Portugal surge ligeiramente acima da média da OCDE com 81,5 anos (mais oito meses que a média).
Portugal apresenta resultados favoráveis no consumo de tabaco, em que a média de fumadores diários maiores de 15 anos é de 16,8%, abaixo da média da OCDE, segundo o documento, que indica que as taxas de tabagismo variam de mais de 25% na Grécia, na Turquia e na Hungria, para menos de 10% no México e na Islândia. Já no que respeita ao consumo de álcool, os portugueses reduziram em cerca de dois litros o consumo de álcool ‘per capita’ entre 2007 e 2017, bebendo em média 10,7 litros por ano.
Esta edição do relatório Health at a Glance 2019 apresenta os dados mais recentes, comparáveis entre os estados membros da organização, designadamente sobre o estado de saúde das populações, o acesso aos cuidados de saúde, a qualidade dos cuidados prestados e o desempenho dos sistemas de saúde.

Para saber mais, consulte:

OCDE – Health at a Glance 2019 (em inglês e francês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário