sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Primeiro robô cirúrgico do SNS

Hospital Curry Cabral já tem equipamento de cirurgia robótica.
O Hospital Curry Cabral inaugurou esta sexta-feira, dia 8 de novembro, o primeiro robô para cirurgias do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O equipamento, que foi doado ao Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Central (CHULC) pelo Imamat Ismaili, terá custado entre três a quatro milhões e meio de euros e poderá ser utilizado em várias especialidades como substituto da mão do cirurgião, permitindo maior precisão e cirurgias menos invasivas.
A cerimónia de inauguração contou a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do príncipe Aga Khan, da Ministra da Saúde, Marta Temido , e do Presidente da Universidade Aga Khan, Firoz Rasul.
Na sua intervenção, a Ministra da Saúde agradeceu «o gesto generoso que Sua Alteza o Aga Khan concedeu ao SNS e a Portugal», sublinhando que «cabe a nós ser sábios o suficiente para garantir que o SNS possa fazer as mudanças necessárias que garantam que esse elemento básico da democracia portuguesa permaneça eficiente, robusto, universal e acessível».
Marta Temido lembrou que, atualmente, os desafios a ser enfrentados pelo SNS são «diferentes e mais complexos do que os já enfrentados até agora» e que «nos próximos anos, o SNS deve encontrar maneiras inovadoras e eficientes de continuar a fornecer cuidados de saúde de qualidade e sustentáveis».
O Presidente da República, que teve a oportunidade de experimentar o equipamento, considerou que «o SNS, além de preocupado permanentemente com o ir ao encontro das necessidades, que mudam e são crescentemente exigentes numa sociedade que muda, também tem de dar saltos do ponto de vista da qualidade científica e tecnológica».
«Este é um grande salto que só foi possível devido à doação do príncipe Aga Khan, porque implica muito – implica uma transição, implica uma formação, formação cá dentro e lá fora – e é muito significativo que esteja a ocorrer no SNS, portanto, em unidades públicas que estão dedicadas à saúde dos portugueses», afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
Para saber mais, consulte:
Portal SNS > SNS | Robot cirúrgico

Nenhum comentário:

Postar um comentário