sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Oeste | PRODUTOS ENDÓGENOS EM DESTAQUE NAS FESTAS DA CIDADE DE TORRES VEDRAS

Mais de 80 atividades deram forma ao programa da 16.ª edição das Festas da Cidade de Torres Vedras, que decorreu entre 26 de outubro e 11 de novembro. Cultura, gastronomia e desporto uniram-se em torno da tradição para 17 dias de festa, que contaram com a participação de cerca de 40 mil pessoas.

O Pavilhão Multiusos do Parque Regional de Exposições acolheu as tradicionais tasquinhas, com as freguesias do Concelho a apresentar os petiscos típicos da região, sempre acompanhados por um programa de animação diária. Ao longo do certame, cerca de 30 mil pessoas passaram por aquele espaço, que recebeu os concertos de Susana Félix e Camané.

A principal novidade desta edição passou pelo Fórum de Inovação de Gastronomia e Vinho RESERVA, que decorreu entre os dias 1 e 3 de novembro, no Pavilhão Expo. Um evento que visou promover o trabalho dos produtores locais, mas também dar a conhecer iniciativas e projetos inovadores associados ao vinho e à vinha, à gastronomia local, aos produtos endógenos e aos serviços associados. Na ocasião foi, ainda, lançado o Guia de Enoturismo de Torres Vedras e realizou-se a cerimónia de entrega de prémios dos concursos de pastel de feijão e de vinhos de Torres Vedras de 2019.

O passeio de máquinas agrícolas antigas percorreu as principais artérias da Cidade, no dia 3 de novembro, dando a conhecer algumas das “relíquias” que integraram a Exposição de Máquinas Agrícolas Antigas, que esteve patente durante as Festas da Cidade no Parque Regional de Exposições.

Os atletas torrienses estiveram em destaque na cerimónia de entrega de prémios do Campeonato Municipal de Atletismo, que decorreu na noite de 4 de novembro. No âmbito desportivo, o programa das Festas da Cidade contou ainda com a realização da "Torres Vedras Night Run", do passeio pedestre São Martinho pelas Escarpas da Maceira, da Rota das Adegas em BTT, do Trail Run e Caminhada, do Torneio de Golf e do Torneio de Petanca, que foi adiado para o dia 17 de novembro.

Compras, vinho e acordeão conjugaram-se para o “São Martinho, Compras e Vinho”, que se realizou a 8 de novembro. Dezenas de estabelecimentos comerciais do centro histórico de Torres Vedras estiveram de portas abertas, durante o período noturno, com provas de vinho e atuações de acordeonistas.

Em véspera de Dia de São Martinho, o Teatro-Cine acolheu a Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal, onde foram atribuídas medalhas municipais a cidadãos, empresas e associações do Concelho. O dia já tinha começado em festa, com o desfile de bandas filarmónicas do Concelho.

No dia em que se assinalou o Feriado Municipal realizou-se a conferência “Torres Vedras no caminho da sustentabilidade: os próximos 40 anos”, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho. Uma sessão que promoveu a reflexão sobre o futuro, a sustentabilidade e as alterações climáticas, no ano em que se celebra os 40 anos de elevação de Torres Vedras a cidade.

O programa das Festas da Cidade de Torres Vedras encerrou com a final do Festival das Vindimas, que decorreu no Pavilhão Multiusos. Beatriz Flamino, da Freguesia de Ponte do Rol, foi eleita Rainha das Vindimas, num espetáculo que contou com uma assistência de aproximadamente duas mil pessoas.

No âmbito das Festas da Cidade de Torres Vedras decorreu, ainda, o Acordeões do Mundo - Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras. 29 merendas do acordeão, quatro concertos e um baile deram forma a esta edição do Festival, que registou uma maior afluência de público.

Durante o certame foram, também, proporcionados almoços de confraternização a cerca de 2.500 seniores do Concelho, que decorreram no Pavilhão Multiusos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário