sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

"DIÁLOGOS PARA CLARINETE, VIOLA E PIANO" NO TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS

Diálogos para clarinete, viola e piano vão ser apresentados pelo Re:flexus Trio no próximo dia 8 de fevereiro, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras.
De referir, a propósito do grupo que irá apresentar este concerto, que “Re:Flexus Trio surgiu do encontro espontâneo entre três instrumentistas que frequentaram a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. Desde então, têm trabalhado predominantemente o repertório clássico, romântico e contemporâneo que junta o clarinete, a viola d’arco e o piano numa formação camerística delicada e intimista.
A sua estreia ocorreu, em março de 2018, no Teatro Helena Sá e Costa, no âmbito do Festival ESMAE – evento dedicado, sobretudo, à apresentação e divulgação de grupos de música de câmara. Em 2019, apresentaram-se no Auditório Municipal do Seixal, realizando a estreia nacional da peça Trio for clarinet, viola, piano, do compositor norte-americano Eric Sawyer.
Tipicamente característica dos períodos clássico e romântico, esta formação diverge, contudo, do trio tradicional composto por piano, violino e violoncelo. Tal deve-se ao facto do clarinete e da viola de arco serem instrumentos muito próximos ao nível do registo e do timbre, mais do que, por exemplo, o violino e o violoncelo; este aspeto traduz-se num número reduzido de obras para esta formação de música de câmara”.
Re:flexus Trio é constituído por Ana Sofia Matos (clarinete), Mariana Morais (viola d'arco) e Maria Isabel Mendonça (piano).
O programa do concerto deste agrupamento musical no Teatro-Cine de Torres Vedras é o seguinte:
M. Bruch: Acht Stücke, op. 83 (1910)
I. Andante
II. Allegro con moto
III. Andante con moto
V. Rumänische Melodie

E. Sawyer: Trio for clarinet, viola and piano (1994)
R. Schumann: Märchenerzählungen, Op.132 (1853)
1. Lebhaft, nicht zu schnell
2. Lebhaft und sehr markirt
3. Ruhiges Tempo, mit zartem Ausdruck
4. Lebhaft, sehr markirt

A. Piazzolla: “Verano”, “Invierno” (1965-1969) (arrg. Mariana Morais)

O preço dos bilhetes para se assistir a Diálogos para clarinete, viola e piano no Teatro-Cine de Torres Vedras é de 5 euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário