quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Romaria em Honra da Nossa Senhora da Guia candidata a maravilha da cultura popular

O Município de Ansião candidatou a Romaria em Honra da Nossa Senhora da Guia, em Avelar, às 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria Procissões e Romarias. 

Trata-se de uma tradição cuja história se baseia numa crença popular que remonta ao séc. XVIII, ligada às aparições de uma menina no lugar de Fetal, que depressa se difundiram e consideraram milagrosas. No local surgiu uma ermida que fez nascer a romaria, e desde então, todos os anos, no primeiro fim de semana de setembro, milhares de pessoas de vários pontos do país deslocam-se a Avelar em busca de apoio divino. 

À eucaristia sucede a procissão das velas, o ponto alto da romaria, que tem início no adro da Igreja Matriz de Avelar, segue, em percurso circular, pelas principais ruas da vila e termina com a visita da imagem da santa padroeira aos utentes acamados do Hospital da Fundação Nossa Senhora da Guia, situado imediatamente atrás da igreja, e um sermão a partir da varanda do hospital. 

Associada à romaria, existe a Lenda do Forno, perpetuada pelo Forno Medieval localizado também junto à igreja, segundo a qual um romeiro, com uma flor do andor da Nossa Senhora da Guia na boca, entrava no forno com a massa para um bolo de cinco alqueires e de lá, como milagre, saía ileso. 

A forte afluência de pessoas e o peso desta tradição centenária conferem à romaria um lugar de destaque no imaginário e na cultura popular, contribuindo para a identidade coletiva e para a afirmação distintiva do concelho, pela autenticidade da sua história e das suas gentes. 

Esta candidatura surge como mais uma das medidas da autarquia para a promoção do território, através do reconhecimento e da divulgação da riqueza do património cultural imaterial concelhio.

Helena Paula Fernandes Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário