quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Corso e Rosinha animaram o Carnaval de Alvaiázere


O Município de Alvaiázere promoveu, no passado dia 23 de Fevereiro, o tradicional Desfile de Carnaval, que conta já com a sua 15ª edição. As ruas da Vila sede de Concelho foram invadidas por entrudos e foliões, os quais aderiram massivamente a esta iniciativa do Município que contou, também, com a atuação da conhecida artista de música popular Rosinha, que muito contribuiu para a animação carnavalesca na vila. O desfile iniciou-se às 15 horas, na Rua D. Manuel I e terminou no Parque Multiusos.

No concurso de Carnaval participaram, aproximadamente 300 pessoas, no cômputo das diversas categorias previstas em regulamento, nomeadamente, entrudos tradicionais individuais, foliões individuais, foliões de grupos, entrudos tradicionais de grupos e carros alegóricos, contando com uma grande adesão do público que se juntou para a assistir à passagem do corso. Este contou, para além das pessoas individuais, também com a participação de várias associações do concelho, como sendo o Rancho Folclórico e Etnográfico da casa do Povo de Maçãs de Dona Maria, Associação Cultural e Recreativa de Almoster, a Associação Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria, a Associação Casa do Povo de Alvaiázere e a Universidade Sénior.

O Júri do desfile foi constituído por Bela Fernandes, em representação da Junta de Freguesia de Almoster; Patrícia Afonso, em representação da Junta de Freguesia de Alvaiázere; Áurea Conceição Marques, em representação da Junta de Freguesia de Maçãs de Dona Maria; Carlos Franco, em representação da Junta de Freguesia de Pelmá e Ana Rita Simões, em representação da Junta de Freguesia de Pussos São Pedro.

Na categoria de entrudos tradicionais em grupos, o primeiro lugar foi para o grupo “Os Espantalhos”, o segundo para “Entrudo Tradicional” e o terceiro para “Entrudo Tradicional”. Na categoria de entrudos tradicionais, mas para participantes individuais, o primeiro lugar foi para o “Dama da Corte”, o segundo para “Limpeza do Vírus” e o terceiro prémio foi atribuído a “Nem assim vai lá”. Nos carros alegóricos, o vencedor da categoria foi “Os marchantes do Chícharo”, o segundo prémio foi para o “Frescas e Tenras” e o terceiro para “A vindima”. Na categoria de foliões grupos, o primeiro prémio foi para “As Piratas”, o segundo para “Os Viajantes” e o terceiro para “Volta a Alvaiázere de bicicleta”. Por fim, na categoria de foliões individuais, o primeiro lugar foi para “O bombista o segundo para “Sem tema” e o terceiro para “Sem tema”.

O corso, que atraiu milhares de pessoas a Alvaiázere, foi também animado por dois palhaços em andas, um homem balão que fez as delícias de pequenos e graúdos e dois repórteres palhaços que interagiram com os participantes e com o público, tendo culminado com a atuação da artista de música popular Rosinha.

Esta atuação foi um excelente momento de convívio entre público, foliões e entrudos, revelando-se uma excelente aposta do Município de Alvaiázere para que a iniciativa não terminasse com o fim do corso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário