terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

SHARQ WA GHARB ATUAM EM SILVES NO XX FESTIVAL DE MÚSICA AL-MUTAMID


O Festival de Música Al-Mutamid regressa a 21 de fevereiro, pelas 21h30, ao Teatro Mascarenhas Gregório, trazendo a Silves a música e dança do Médio Oriente e Magrebe, com o grupo Sharq Wa Gharb. Os bilhetes para este espetáculo, promovido pela Câmara Municipal de Silves em parceria com a Ibérica Eventos, estão à venda na BOL e nos locais habituais.

O repertório de Sharq Wa Gharb baseia-se na música de países tão diversos como Turquia, Egito, Marrocos ou Síria e na dança oriental que nos transporta ao longínquo oriente com os seus ritmos sensuais das cortes de califas e sultões. Composto por elementos oriundos da Síria, Marrocos, França e Espanha, trio de músicos faz-se acompanhar por uma bailarina de dança oriental que reflete nas suas expressivas danças todo um manancial de cor, exotismo e beleza, interpretadas com elegância e sensualidade.

Os ingressos têm um custo associado de 8 euros, podendo ser adquiridos antecipadamente na bilheteira online BOL (em https://cmsilves.bol.pt/) ou nos locais habituais (FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy). O evento destina-se a maiores de 6 anos.

De salientar que este festival itinerante, que assinala este ano duas décadas de existência, apresenta-se como um evento pioneiro e de caraterísticas únicas, quer em Portugal quer na Península Ibérica, na divulgação das músicas e danças de raiz provenientes do Médio Oriente, Magrebe e Mediterrâneo Oriental. É, ainda, uma homenagem ao rei poeta al-Mutamid (filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid), nomeado governador de Silves com apenas 12 anos. Faleceu em 1095 e o seu túmulo tornou-se símbolo dos mais belos tempos de Al-Andalus.

O telefone 282 440 856 ou email do cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de Cultura da Câmara Municipal de Silves disponíveis para fornecimento de informações adicionais.

Composição do grupo:
Yousef El Hossini Harrak: voz e alaúde árabe
Vincent Molino: nay e mizmar
Salah Eddin: percussões árabes
Sharay: dança oriental

Nenhum comentário:

Postar um comentário