domingo, 1 de março de 2020

Covid-19: Caso suspeito de infeção na Madeira com resultado negativo

Resultado de imagem para Covid-19: Caso suspeito de infeção na Madeira com resultado negativo
A informação foi avançada pelo Instituto de Administração da Saúde da Região Autónoma da Madeira em comunicado.
As autoridades de saúde madeirenses confirmaram ontem a existência de um caso suspeito de infeção pelo Covid-19. A pessoa, proveniente de Milão, foi internada no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal. Sabe-se agora que os resultados foram negativos.
"O doente permanece clinicamente estável, estando prevista, em tempo oportuno, a sua transferência para outro serviço".
Sábado à tarde, altura em que foi feito o último balanço de casos suspeitos pela Direção-Geral de Saúde, estavam por conhecer os resultados de três casos suspeitos em 70 registados, um dos quais o desta pessoa pessoa proveniente de milão.
Portugal continua, assim sem casos confirmados de infeção por coronavírus.
Este domingo, todavia, há uma situação que está a causar algum alarme depois de saber que o escritor Luis Sepúlveda teve resultado positivo para coronavírus, estando internado na Astúrias. O escritor esteve na Póvoa de Varzim no evento Correntes d'Escritas. O caso está a ser acompanhado pela DGS, que está a fazer uma investigação epidemiológica, isto é, a apurar quem poderá ter estado em contacto com o autor.
De referir o caso dos dois portugueses tripulantes de um navio de cruzeiros que foram hospitalizados no Japão com confirmação de infeção, sendo que um deles já recuperou, tendo recebido hoje alta hospitalar.
O surto de Covid-19, detetado em dezembro na China e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou pelo menos 2.933 mortos e infetou mais de 85 mil pessoas, de acordo com dados reportados por 58 países e territórios e divulgados às 16:00 de sábado pela Organização Mundial de Saúde.
Das pessoas infetadas, mais de 39 mil recuperaram.
Além de 2.870 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan e, desde hoje, há também uma vítima nos Estados Unidos da América.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.
A DGS manteve na sexta-feira o risco da epidemia para a saúde pública em “moderado a elevado”.
De referir que a DGS lançou um microsite sobre o novo coronavírus (Covid-19), onde os portugueses podem acompanhar a evolução da infeção em Portugal e no mundo e esclarecer dúvidas sobre a doença.
Em Portugal, quem suspeitar estar infetado ou tiver sintomas - que incluem febre, dores no corpo e cansaço - deve contactar a linha SNS24 através do número 808 24 24 24 para ser direcionado pelos profissionais de saúde. Não se dirija aos serviços de urgência, pede a Direção-geral de Saúde.

Fonte: MadreMedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário