quinta-feira, 5 de março de 2020

Covid-19: Professora de escola na Amadora, é uma das pessoas infetadas, levando à suspensão das aulas para cinco turmas

Resultado de imagem para Escola Básica Roque Gameiro, na Amadora
A mulher internada no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, por infeção com o novo coronavírus causador de Covid-19 é professora numa escola básica da Amadora. Segundo avançou a diretora-geral da Saúde à RTP, cinco turmas da escola Roque Gameiro foram encerradas.
A diretora-geral da Saúde disse esta quinta-feira à RTP que a mulher internada no Curry Cabral por causa do Covid-19 é professora na Escola Básica Roque Gameiro, na Amadora. Neste momento, são já oito as pessoas infetadas pelo novo coronavírus, responsável pela doença Covid-19, em Portugal.
Na sequência desta infeção, cinco turmas da Escola Básica Roque Gameiro, na Amadora, distrito de Lisboa, foram encerradas, disse Graça Freitas à emissora pública.
Segundo a responsável da Direção-Geral da Saúde (DGS),  “ontem à noite o delegado de saúde contactou os familiares da doente (…) que contactou a escola”. Sendo que logo “esta manhã os delegados de saúde estavam na escola para fazer, juntamente com a escola e com a comunidade educativa, a avaliação do risco”.
“E chegaram à conclusão que em cinco daquelas turmas os alunos tinham tido contatado a professora. Avaliado o risco tomaram uma medida proporcional a esse risco. E tomaram a decisão de encerrar aquelas cinco turmas onde a professora tinha estado a dar aulas”, explicou Graça Freitas.
Em Portugal, quem suspeitar estar infetado ou tiver sintomas — que incluem febre, dores no corpo e cansaço — deve contactar a linha SNS24 através do número 808 24 24 24 para ser direcionado pelos profissionais de saúdeNão se dirija aos serviços de urgência, pede a Direção-Geral da Saúde.
Entre as recomendações de saúde para evitar infeções está: Lavagem frequente das mãos com detergente, sabão ou soluções à base de álcool; Ao tossir ou espirrar, fazê-lo não para as mãos, mas para o cotovelo ou para um lenço descartável que deve ser deitado fora de imediato; Evitar contacto próximo com quem tem febre ou tosse; Evitar contacto direito com animais vivos em mercados de áreas afetadas por surtos; Deve ser evitado o consumo de produtos de animais crus, sobretudo carne e ovos; Caso se dirija a uma unidade de saúde com suspeitas de infeção ou sintomas deve informar de imediato o segurança ou o administrativo.
De referir que a Direção-Geral da Saúde lançou um microsite sobre o novo coronavírus (SARS-CoV-2, responsável pela doença  Covid-19), onde os portugueses podem acompanhar a evolução da infeção em Portugal e no mundo e esclarecer dúvidas sobre a doença.
Madremedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário