quinta-feira, 12 de março de 2020

Sessão distrital do Parlamento dos Jovens em Ansião

Este ano, o Parlamento dos Jovens contou com o Município de Ansião como parceiro na realização da sessão distrital do ensino básico, que decorreu no Centro Cultural no passado dia 10 de março. 

O momento de abertura contou com a presença da deputada à Assembleia da República Elza Pais, da Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, e do Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, numa sessão presidida por um jovem deputado. 

Perto de oitenta alunos de vinte e seis escolas do distrito de Leiria, incluindo o Agrupamento de Escolas de Ansião, apresentaram a conclusão da reflexão iniciada nas escolas sobre o tema proposto para o presente ano letivo, “Violência doméstica e no namoro”, tendo feito ouvir a sua voz no debate que se desenvolveu em várias fases ao longo do dia. 

Os trabalhos culminaram ao final da tarde com a votação das recomendações apresentadas pela Escola Básica D. João II, das Caldas da Rainha, que irá representar o distrito na sessão nacional a ter lugar na Assembleia da República. 

Os professores acompanhantes dos alunos tiveram oportunidade de, a convite do município, usufruir de uma visita guiada ao Complexo Monumental de Santiago da Guarda, um espaço de grande relevo na identidade cultural do concelho. 

O Parlamento dos Jovens, este ano a assinalar os vinte e cinco anos de existência, é uma iniciativa conjunta da Assembleia da República, do Ministério da Educação e do Instituto Português do Desporto e Juventude, com o objetivo de fomentar nos alunos o espírito crítico e estimular o seu interesse pela participação cívica e política, para a construção de uma cidadania ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário