quinta-feira, 9 de abril de 2020

Águeda | de fiscalização e sensibilização da GNR interrompe A25 e IC2

Coordenada pelo Comando Territorial de Aveiro da GNR, a ação envolveu 30 elementos operacionais e 15 viaturas 
A Câmara Municipal de Águeda acompanhou, hoje à tarde, a ação de fiscalização e sensibilização que a GNR realizou no nó de acesso à A25 Águeda/Albergaria-a-Velha, junto a Serém de Cima, no âmbito da Operação “Páscoa em Casa”, que está em curso até à próxima segunda-feira e que visa garantir o cumprimento das regras de circulação impostas pelo Governo, devido ao Estado de Emergência, em especial a proibição de circulação para fora do concelho de residência. 
Esta ação local foi coordenada pelo Comando Territorial de Aveiro e contou com o envolvimento de 30 elementos e 15 viaturas (do Destacamento Territorial de Águeda, do Destacamento de Trânsito de Aveiro e de S. João da Madeira e do Destacamento de Intervenção de Aveiro). 

“Se calhar, um ato de amor nesta Páscoa é mantermo-nos isolados e à distância”, referiu Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, que acompanhou a operação junto ao nó de Serém da A25. Este alerta é feito para que, numa altura “em que as coisas estão a correr bastante melhor do que seriam as piores previsões”, não se “deite tudo a perder” por causa da saudade e da vontade de estar junto dos familiares. 
O Edil aguedense lembra que “o risco de as pessoas, ao saírem da sua área de residência, levarem o vírus quando forem ter com os seus familiares é enorme”, pelo que é importante este alerta para que as pessoas “fiquem no seu recato, mantenham este isolamento e distanciamento social e, sobretudo, que não façam estas viagens, deslocando-se para fora do concelho”. Se cada um garantir o seu distanciamento face ao outro, protegendo-se mutuamente, “esta pandemia vai passar e voltaremos à nossa vida em breve”, acredita Jorge Almeida. 

O Presidente da Câmara de Águeda aproveitou para agradecer o trabalho, empenho e dedicação de “todos os profissionais de saúde, de segurança (GNR e PSP), das IPSS e todos os que trabalham para que todos os outros possam estar tranquilos e passem esta Páscoa” com segurança. 

António Loureiro, Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, também presente na ação da GNR, recordou que, este ano, a Páscoa será “diferente”, em que “se gostamos dos nossos familiares, temos de estar longe deles”. Acreditando que “as pessoas já perceberam que vão ter de mudar de atitude” e que, na generalidade, “estão a ter um comportamento exemplar”, o Edil albergariense salientou que esta mudança de comportamento fará com que “mais depressa possamos abraçar quem mais gostamos”. 

No local, também acompanharam a intervenção da GNR os presidentes das Juntas de Freguesia de Macinhata do Vouga (Pedro Marques) e de Valongo do Vouga (Luís Filipe Falcão). 

Esta foi uma das ações que a GNR e a PSP estão a realizar um pouco por todo o país, sensibilizando os condutores para evitarem viagens sem justificação. Os condutores que não apresentassem documentação justificativa da deslocação interconcelhia foram notificados e caso, nos próximos quatro dias, sejam fiscalizados novamente incorrerão num crime de desobediência. 

Para já, a acção foi pedagógica e de sensibilização para as regras estabelecidas pelo Governo para este fim de semana. Ivo Cristal, comandante do Destacamento de Trânsito de Aveiro, apelou ao cumprimento destas medidas. “Não saia, a não ser para os casos extremamente necessários e que estejam de acordo com as excepções previstas na lei”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário