segunda-feira, 20 de abril de 2020

Em seis Concelhos o “VirtuALL” chega aos seniores … virtualmente!

Virtuall - Home | Facebook
O Projeto VirtuALL, coordenado pela AD ELO e que conta com 6 Municípios da Região Centro como Investidores Sociais (Cantanhede, Figueira da Foz, Mira, da Mealhada, Montemor-o-Velho e Penacova), cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Social Europeu, no âmbito do Portugal Inovação Social, teve de acautelar e garantir medidas concretas de prevenção e controlo do COVID-19, minimizando os constrangimentos da atual situação, principalmente em pessoas idosas, consideradas pela DGS como grupo de risco.

Desta forma, e de acordo com a evolução da situação que se vive em Portugal, a AD ELO em concordância com esses 6 Investidores Sociais suspendeu as atividades presenciais do projeto VirtuALL, uma vez que este projeto, desde outubro/2019 até ao dia Março/2020, encontrava-se a desenvolver uma rede de espaços/salas tecnológicas, de abrangência municipal, especialmente dedicada à população sénior.

O projeto VirtuALL procurou, assim, adotar de imediato as diretrizes imanadas pelas autoridades competentes, mobilizando todos os esforços para garantir a segurança dos/as beneficiários/as, dos parceiros e da equipa técnica, pelo que teve de se reorganizar de forma a chegar aos/às idosos/as apenas pelos meios seguros ao dia hoje: o online!

A equipa do projeto continua a criar ferramentas e desafia os/as seniores com um conjunto diversificado de atividades, tanto motoras como cognitivas. As atividades são lançadas na página de facebook do projeto (https://www.facebook.com/ProjetovirtuALL/). No caso do Município de Penacova, as técnicas da Ação Social partilham, através do WhatsApp, os conteúdos anteriormente mencionados com os/as seus/suas munícipes com idade igual ou superior a 65 anos.

Importa ainda referir que em resposta ao Coronavírus, há o cuidado de partilhar nessa rede social informação credível veiculada pelas autoridades de saúde pública. Há, também, uma resposta à medida da necessidade de cada beneficiário/a que estabeleceu um contacto telefónico para o projeto VirtuALL (914 007 124), que fundamentalmente se centrou centra numa voz de esperança e conforto neste momento de isolamento social.

O VirtuALL pretende retomar as sessões presenciais quando for seguro, mas, até lá, manterão os/as seniores o mais ativos/as possível, porque o nosso objetivo continua, e continuará a ser, a promoção do envelhecimento ativo, SAUDÁVEL e participativo, porque o futuro é #VirtuALL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário