quinta-feira, 7 de maio de 2020

Aveiro | Reunião de Câmara – 07 de maio de 2020


Apresentamos por este meio a informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 07 de maio de 2020, por meios digitais, cumprindo as regras do distanciamento social e da não aglomeração de pessoas, tão importante no Combate à Pandemia do Coronavírus.

Adjudicada qualificação da nova Rua do Sal / “Estrada-dique”
O Executivo Municipal deliberou adjudicar a qualificação da nova Rua do Sal, a “estrada-dique” que liga a Marinha da Troncalhada à zona das instalações do Clube Naval de Aveiro e do Sporting Clube de Aveiro, próximo do Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA), à empresa Ângulo Recto – Construções, Lda., num investimento de 1.855.000€.
O arruamento em causa necessita de uma profunda intervenção de qualificação, sendo que vai ter uma nova condição e função de “estrada-dique”, contribuindo para a estabilização do ecossistema e preservação das marinhas existentes naquela zona do Salgado Aveirense.
O projeto integra um sistema de enrocamento para estabilização da margem do canal da Ria de Aveiro, acompanhado de um sistema hidráulico de drenagem das águas das marinhas, assim como uma faixa para circuito pedonal e ciclável (do lado do Canal da Ria), e uma linha de iluminação pública por pimenteiros / pilaretes com luminária.
Na zona próxima à Eclusa do canal das Pirâmides será instalado um Cais de acostagem para embarcações.
Trata-se de um importante local de fruição turística, ambiental e de contemplação paisagística, podendo também ser utilizado para a prática desportiva, e que com a sua qualificação trará um nível elevado de qualidade e conforto aos seus utilizadores, bem como para a preservação da biodiversidade.

National Geographic Exodus Aveiro Fest cede 631 imagens aos Museus de Aveiro
O Executivo Municipal deliberou aprovar a celebração do contrato de comodato entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Gravity Emotion, Associação que promove a realização do National Geographic Exodus Aveiro Fest, para a cedência de 631 imagens já expostas no evento e que vai permitir enriquecer a oferta dos Museus de Aveiro nas suas exposições itinerantes.
O National Geographic Exodus Aveiro Fest reúne anualmente um conjunto de fotógrafos de viagens de renome internacional, num vasto programa subordinado aos temas dos direitos humanos e dos valores culturais e ambientais, uma iniciativa que conta com o apoio institucional da CMA.
Este festival é uma iniciativa pioneira de relevante potencial cultural e turístico e associado desde o seu início à Cidade de Aveiro, que contribui anualmente para a consolidação do posicionamento da Cidade e do Município ao nível nacional e internacional nesta área e tem ainda em consideração os objetivos definidos no Plano Estratégico para a Cultura, reforçando os laços de colaboração e o trabalho em parceria entre a Câmara Municipal e os seus agentes culturais, contribuindo para a promoção da atividade e dos projetos desenvolvidos por esses agentes ao nível regional, nacional e internacional, reafirmando o compromisso da Câmara Municipal e do Município de Aveiro com as agendas do Ambiente e Sustentabilidade que constituem princípios fundadores do Exodus Aveiro Fest.

Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica / Operação Anti Covid-19 – Fase 2
De acordo com o divulgado no dia 05 de maio, o Executivo Municipal deliberou ratificar o despacho do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, que aprovou a Fase 2 do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica / Operação Anti Covid-19.
Esta segunda fase assume um valor de dois milhões de euros, distribuídos por mais 11 Áreas de atuação e com 34 Medidas de apoio e uma Operação Especial, que se somam às que integraram a Fase 1.
No que respeita à dimensão financeira deste Programa, a Fase 1 e a Fase 2, têm uma verba adstrita para sua utilização de despesa, de reserva para despesa e de perda de receita, no valor total de cerca de Cinco Milhões de Euros (valor acumulado de março a agosto 2020).
A Fase 2 do Programa integra Ações e Medidas em áreas novas como a Educação, Associativismo, Cultura, Juntas de Freguesia, Associações Empresarias e PME’s, EPI aos Cidadãos, Cooperação com a Universidade de Aveiro, entre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário