quinta-feira, 7 de maio de 2020

Diagnosticado 80º infectado pelo covid-19 em Moçambique, mais um doente curado

Foto de Adérito Caldeira
Foi diagnosticado neste domingo (03) o 80º cidadão infectado pelo novo coronavírus em Moçambique, é um moçambicano que trabalha para a petrolífera Total. “Não apresenta sintomatologia e, por isso, encontra-se em isolamento domiciliar” na Península de Afungi, na Província de Cabo Delgado. Entretanto mais um doente ficou curado da covid-19, trata-se de um cidadão que estava em isolamento domiciliar na Província de Maputo.

No início da 9ª semana epidemiológica da covid-19 no nosso país a Directora Nacional de Saúde Pública actualizou a jornalistas que após a realização de 129 testes pelo Instituto Nacional de Saúde (INS), nas últimas 24 horas, “128 revelaram-se negativos para infecção da covid-19 e um revelou-se positivo para infecção da covid-19”.

“Das amostras que foram testadas no laboratório de referência nas últimas 24 horas 95 são de Cabo Delgado, 10 da Zambézia, 13 de Inhambane e 11 da Cidade de Maputo. As 95 amostras que recebemos e foram testadas de Cabo Delgado todas elas estão todas relacionadas com a investigação em curso em Afungi”, precisou a Dra. Rosa Marlene.

A autoridade de saúde Pública revelou que “o caso novo aqui reportado é decorrente da testagem massiva em Cabo Delgado, no Distrito de Palma, localidade de Afungi. O mesmo não apresenta sintomatologia e, por isso, encontra-se em isolamento domiciliar”.

De acordo com a Dra. Rosa Marlene o mais recente infectado pela covid-19 é um moçambicano “do sexo masculino, na faixa etária dos 25 aos 34 anos e é funcionário da Total no acampamento de Afungi. E como sempre neste momento decorre o processo de mapeamento dos contactos destes casos”, contudo está claro tratar-se de mais uma transmissão local nas instalações da petrolífera que lidera o projecto de gás natural Mozambique LNG, onde já existiam 48 indivíduos infectados pelo novo coronavírus.

A Directora Nacional de Saúde Pública anunciou ainda que “contamos com 19 pessoas previamente infectadas pela covid-19 que neste momento estão curadas da infecção”, era um dos cinco doentes que estava em isolamento domiciliar na Província de Maputo.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário