quarta-feira, 6 de maio de 2020

COVID-19: o reflexo da pandemia no sistema de defesa da floresta contra incêndios em 2020


Número de colocados na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso na ...
Intitulado “O reflexo da COVID-19 no sistema de defesa da floresta contra incêndios em 2020”, este Webinar é promovido pelo Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), coordenado pelo cientista Domingos Xavier Viegas.

Neste período de «grandes desafios motivados pela COVID-19, vários setores da nossa sociedade veem-se confrontados com a necessidade de se adaptarem a uma nova realidade. A proteção civil é sem dúvida um dos setores em que este desafio mais se evidencia, não apenas pelas suas competências na área da saúde, mas também pelas características das suas atividades operacionais que pouco se coadunam com o isolamento social», afirmam os responsáveis pela organização do evento.

Por isso, notam, «a adaptação do sistema de defesa da floresta contra incêndios aos constrangimentos provocados pela COVID-19 merece uma reflexão. Seguramente que existirão muitas dúvidas e várias opiniões sobre as melhores práticas a seguir para responder da melhor forma à época mais crítica de incêndios que se avizinha. Uma reflexão conjunta sobre esta temática permitirá uma melhor adaptação a esta nova realidade, tanto numa perspetiva regional e nacional, como na perspetiva de atuação de cada entidade envolvida no SNDFCI».

Participam na sessão cientistas, médicos, bombeiros e responsáveis da Guarda Nacional Republicana (GNR), da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Devido ao interesse gerado pela iniciativa, as inscrições (gratuitas) – que podem ser efetuadas em: https://videoconf-colibri.zoom.us/meeting/register/tJwkf-6ppjspGNckZM4ZSAVNzKjmVQatfY8b até dia 11 de maio – estão neste momento a ficar em lista de espera, dado que as 300 vagas disponibilizadas foram já preenchidas. O CEIF pretende transmitir o evento através do seu canal de Youtube (www.youtube.com/user/CEIF2011).

O reflexo da COVID-19 no sistema de defesa da floresta contra incêndios em 2020”

Webinar, 12 de maio de 2020, 15H-17H
Estrutura do webinar
15h00 – 15h10
Boas vindas e introdução ao webinar
ADAI: Prof. Domingos Xavier Viegas e Dr. Miguel Almeida
Intervenções de enquadramento da temática
15h10 – 15h25
Perspetiva médica sobre as dificuldades de atuação em equipa
FMUC: Dr. António Ferreira - Médico pneumologista
Perspetiva de um comandante de Bombeiros
AHBV Óbidos: Comandante Marco Martins
Intervenções dos três pilares do SNDFCI
15h25 – 16h00
De que forma a COVID afeta a prevenção de incêndios rurais?
ICNF: Engº Nuno Sequeira, Vogal do Conselho Diretivo
De que forma a COVID afeta o sistema de combate?
ANPC: Brigadeiro General Duarte da Costa, Comandante Operacional Nacional
A visão de uma instituição militar sobre a atuação de emergência em cenários com desafios acrescidos.
GNR: Pessoa a designar



16h00 – 16h45
Debate
16h45 – 17h00
Encerramento


Organização
Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da ADAI (Universidade de Coimbra)

Dado o interesse suscitado pelo Webinar, as novas inscrições estão neste momento a ficar em lista de espera, pois as 300 vagas disponibilizadas foram já preenchidas. O CEIF irá envidar esforços para transmitir o evento online, no seu canal de Youtube (www.youtube.com/user/CEIF2011). 


Cristina Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário