quarta-feira, 6 de maio de 2020

Decisão unânime do Executivo: Câmara aprova redução de taxas de água, águas residuais e resíduos sólidos


O executivo da Câmara Municipal de Cantanhede apresentou, no início de abril, um conjunto de 40 medidas para ajudar as famílias e as empresas, tendo referido que todas as decisões seriam sempre tomadas após avaliação séria e ponderada, baseadas em critérios de justiça social.
De acordo com a posição do regulador (ERSAR), os tarifários sociais ou redução de tarifas devem ser direcionados para utilizadores em situações de perda de rendimentos, sendo que todas as medidas a adotar são financiadas pela entidade titular, neste caso a Câmara Municipal de Cantanhede.
Assim, na sua reunião de terça-feira, dia 05 de maio, o executivo liderado por Helena Teodósio propôs a redução do pagamento das taxas de abastecimento de água, de águas residuais e de resíduos sólidos.
No caso dos utilizadores domésticos, a proposta abrange todas as famílias em que qualquer dos elementos do agregado familiar tenha uma diminuição superior a 1/3 nos rendimentos. Pressupõe que sejam isentadas das tarifas fixas de abastecimento de água, águas residuais e resíduos sólidos, e o 1º escalão será alargado de 5m³ para 15m³. Este pedido deve ser efetuado no site institucional da INOVA – EM ou nos seus serviços, tendo dois meses para apresentarem os documentos justificativos.
No que respeita às empresas, a proposta é que todas as que encerraram por determinação do Estado de Emergência Nacional e todas as que tenham uma quebra da faturação de 40%, sejam isentadas das tarifas fixas de abastecimento de água, águas residuais e resíduos sólidos, sendo o pedido solicitado no site da Inova – EM ou nos seus serviços, juntando declaração do contabilista certificado.
A economia social tem sido uma das mais afetadas pela pandemia do Covid-19, pelo que o executivo camarário apresentou uma proposta para que todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede sejam isentadas da totalidade das tarifas fixas e das tarifas variáveis.
Esta proposta de isenção de taxas foi aprovada por unanimidade do executivo, tendo todos deixado uma palavra de elogio para estas medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário