quinta-feira, 14 de maio de 2020

MUNICÍPIO DE SILVES APOSTA NA SEGURANÇA DE FUNCIONÁRIOS E UTENTES NA REABERTURA GRADUAL DOS SERVIÇOS

Abertura de restaurantes: Máscaras, distância de segurança e ...
O Município de Silves tem vindo desde o dia 6 de maio a proceder à reabertura gradual dos serviços encerrados durante o estado de emergência. Para que esta reabertura se efetue em segurança, a autarquia silvense procedeu à aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI), adequados à especificidade de cada tarefa, que permitirão garantir maior segurança aos seus colaboradores no regresso à sua atividade laboral.

Até ao momento, foram distribuídas 160 viseiras, 4000 máscaras descartáveis, 2000 pares de luvas e 100 dispensadores de álcool gel, estando, ainda, em fase de aquisição outros tipos de equipamentos de proteção individual. Tiveram lugar, ainda, diversas ações de sensibilização, dinamizadas pelos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho da Divisão de Recursos Humanos, com o objetivo de garantir a melhor segurança dos trabalhadores em contexto da prevenção do contágio pelo novo coronavírus (SARS-COV-2), responsável pela disseminação da doença COVID-19. A importância da adoção de práticas associadas a uma conveniente higienização das mãos e à aplicação das regras em matéria de etiqueta respiratória e do distanciamento social adequado, preconizados pela DGS; exemplificação de boas práticas laborais a adotar consoante o tipo de trabalho a desenvolver e as características do local de trabalho; e a indicação dos equipamentos de proteção individual (EPI) adequados para cada situação laboral (incluindo a forma adequada de colocação, de remoção e de manutenção, quando aplicável), foram alguns dos conteúdos abordados nestas ações.

Acresce referir que, ainda neste contexto, foram adotadas outras metodologias de funcionamento interno que promovam a segurança dos diversos colaboradores, onde cada um dos serviços funcionará de acordo com a sua especificidade. Estas metodologias poderão implicar a adoção do regime de jornada contínua, horários desfasados, rotatividade de equipas de trabalho, entre outras.

Relembramos que, neste momento, o atendimento municipal é efetuado através de meios preferenciais como o recurso ao telefone, email e videochamada, disponíveis em https://www.cm-silves.pt/pt/pt/noticias/6663/municipio-de-silves-reabre-gradualmente-servicos-a-partir-de-hoje.aspx. Excecionalmente, o atendimento público presencial e o atendimento técnico ficarão condicionados a situações urgentes e inadiáveis ou estritamente indispensáveis, mediante marcação prévia através de contacto telefónico, sendo, nestes casos, obrigatório o uso de máscaras para o acesso ou permanência nos edifícios e serviços de atendimento ao público (obrigatoriedade apenas dispensada quando, em função da natureza das atividades, o seu uso seja impraticável), impondo-se o cumprimento do dever de etiqueta respiratória e de distanciamento físico. O Município de Silves assegura, ainda, a disponibilização de soluções líquidas de base alcoólica para os trabalhadores e utentes dos serviços de atendimento ao público, junto de todas as entradas e saídas do edifício público, assim como no seu interior, em localizações adequadas para a desinfeção de acordo com a organização de cada espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário