sexta-feira, 24 de julho de 2020

E se Fernando Pessoa voltasse para ganhar o Prémio Nobel?

Durante o estado de emergência, que Portugal enfrentou entre 18 de Março e 2 de Maio, o Diário de Notícias recuperou a tradição do folhetim, celebrizada há 150 anos por Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão, publicando o mais recente romance do jornalista e escritor João Céu e Silva. A Segunda Vida de Fernando Pessoa conta a história de um homem que, através de experiências esotéricas, encarna um dos heterónimos de Fernando Pessoa e continua a obra do poeta rumo ao Nobel. A obra chega agora às livrarias, com a chancela da Guerra e Paz. Um livro inquietante para descobrir a partir do próximo dia 28 de Julho, quer nos locais habituais, quer no site da editora.

E se, como que por sortilégio, Fernando Pessoa voltasse à vida para ganhar o Prémio Nobel? É esta a interrogação com que João Céu e Silva nos surpreende no seu mais recente romance, A Segunda Vida de Fernando Pessoa.

O livro conta-nos a história de um misterioso especialista em estudos pessoanos que atrai um professor para a sua investigação sobre a relação de Pessoa com Aleister Crowley. Uma viagem ao passado, desde as primeiras correspondências até ao ponto em que o poeta português ajudou o ocultista britânico a forjar o suicídio na Boca do Inferno.

Sem se aperceber, e através de experiências esotéricas e descobertas perturbadoras, o professor vai sendo moldado física e espiritualmente para encarnar Vicente Guedes, o heterónimo a quem inicialmente foi atribuído O Livro do Desassossego, e continuar a obra do poeta, rumo ao Nobel.

Um romance muito sedutor, com características de policial, no qual o autor procede a um jogo inovador, fazendo uma pequena revolução na heteronímia pessoana.

Este texto foi publicado pela primeira vez no Diário de Notícias durante a pandemia de 2020, reatando a tradição do folhetim, e o seu elemento de suspense entre capítulos, aquando dos 150 anos da publicação no mesmo jornal d’ O Mistério da Estrada de Sintra, de Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão. Seguindo essa tradição, a Guerra e Paz tem o prazer de acolher esse folhetim e dar-lhe a forma de romance que ele merece.

A Segunda Vida de Fernando Pessoa chega às livrarias de todo o país no próximo dia 28 de Julho. O livro pode ser encomendado desde já, através de pré-compra, no site oficial da editora. 

Esta é a segunda obra do jornalista e escritor que a Guerra e Paz publica, depois do romance Adeus, África, de 2018.

A Segunda Vida de Fernando Pessoa
João Céu e Silva
Ficção / Romance
272 páginas · 15x23 · 16,50 €
Nas livrarias a 28 de Julho
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário