sexta-feira, 24 de julho de 2020

AVEIRO RECEBE INICIATIVAS DO MUSIC TECH FEST EM OUTUBRO



Entre 12 e 17 de outubro, o Music Tech Fest (MTF) traz a Aveiro algumas das suas principais iniciativas, numa organização conjunta com a Câmara Municipal. Nessa semana, um grupo cuidadosamente selecionado de especialistas MTF, juntamente com um grupo local de criadores, investigadores e empreendedores vão trabalhar com tecnologias de ponta, juntando conhecimentos e experiências para criar novos projetos, produtos, negócios, performances artísticas e invenções que são apresentadas ao público no último dia da iniciativa. A música é o pano de fundo de todas estas atividades, uma vez que os membros da comunidade MTF usam a música como uma espécie de cola social que os une.

Este momento integra o calendário cultural de Aveiro, dada a relevância da sua componente artística e o painel de convidados nacionais e internacionais. Durante seis dias a cidade será um laboratório dinâmico de ideias, criação e inovação, com contributos de áreas diferentes, tendo um momento de apresentação pública que promete revelar propostas marcantes.

A iniciativa terá ainda a sua dimensão cultural realçada pela candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027 e o trabalho que o município tem vindo a desenvolver a nível local e regional, nomeadamente através do desenvolvimento do Plano Estratégico para a Cultura 2019-2030, documento criado para a implementação de políticas públicas que privilegiam a qualificação da oferta cultural, o incremento de práticas e consumos culturais, a fixação de novos agentes artísticos e criativos no território e o posicionamento de Aveiro no contexto nacional e europeu. Fazem parte desse documento o apoio à criação e à capacitação profissional, assim como o incremento da participação de públicos de várias idades, no que se inserem estas atividades do MTF em Aveiro.

O MTF promove estas ações em Aveiro no âmbito do projeto Aveiro Tech City, que visa transformar a cidade num laboratório tecnológico, no sentido de criar uma cidade mais sustentável e melhor para viver e visitar.

MTFLabs com inscrições abertas até 11 de setembro
No coração do ecossistema MTF estão os MTFLabs, um evento de prototipagem de inovação que, durante a semana, vai juntar especialistas internacionais e locais em sessões de trabalho que começam com palestras inspiradoras de convidados que estão na vanguarda de seus respetivos campos e passam depois para laboratórios práticos que vão concentrar-se em tópicos que vão desde a robótica e IA de desempenho, inovação de Blockchain, tecnologia vocal, trans-humanismo e extensões do corpo humano, acessibilidade e neuro-feedback, novos formatos de música e novas formas de expressão artística.

As inscrições para o MTFLabs estão abertas e vão prolongar-se até 11 de setembro. As sessões de trabalho, em Aveiro, realizam-se de 12 a 16 de outubro e no dia 17 faz-se a apresentação das ideias, projetos e obras saídas deste encontro de inovação.

Os MTF Labs são totalmente inclusivos e pretendem combinar uma diversidade de ocupações profissionais e de origens culturais, sociais e educacionais.

MTF Sparks
A comunidade MTF usa a música como forma de ensinar a crianças dos 12 aos 16 anos competências de engenharia, design e código. A essa vertente da iniciativa chama-se MTF Sparks e é neste âmbito que se realizam oficinas criativas dinamizadas de uma forma divertida e educativa, e orientadas por especialistas que exploram o som, computação física, criatividade, ciência e produção, junto de crianças e adolescentes.

MTF Vídeo Open Call: candidaturas até 15 de agosto
No âmbito do MTF Aveiro também foram abertas candidaturas para a produção de dois vídeos, um sobre o MTFLabs e outro sobre o MTFSparks. As candidaturas para estes projetos estão abertas até 15 de Agosto e os requisitos para as candidaturas podem ser consultados aqui: https://www.aveirotechcity.pt/pt/atividades/mtf/mtf-open-call.

O vencedor da produção de vídeo-narrativa de 5 minutos do evento do MTF Labs Aveiro ganhará um prémio de 3.500 euros e o vencedor da produção de vídeo-narrativa de 3 minutos do evento do MTF Sparks Aveiro ganhará um prémio de 1.500 euros.
Os vencedores serão anunciados a 11 de setembro e a submissão de candidaturas deve ser feita para o endereço de e-mail do Aveiro Tech City - aveirotechcity@cm-aveiro.pt.

Music Tech Fest
O Music Tech Fest / MTF é uma comunidade que conta com mais de 7000 mentes brilhantes de um vasto espectro de disciplinas, competências e origens. Muitos são académicos - doutorados, pós-doutorados e professores; outros são especialistas sectoriais, cientistas, artistas profissionais, produtores, curadores, executivos, profissionais de media e muito mais. Pertencem a áreas tão diversas como a medicina, agricultura, indústria automóvel, aviação, design de produto, ciências sociais, robótica, inteligência artificial, música, gestão artística, informática, incubação de empresas, artesanato, neurociências, ecologia e economia.
Mais informações sobre o Music Tech Fest Aveiro podem ser consultadas aqui:

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.


Nenhum comentário:

Postar um comentário