sexta-feira, 24 de julho de 2020

Programa CLDS 4ª geração chega ao Concelho de Carregal do Sal

O concelho de Carregal do Sal vai beneficiar, pela primeira vez, do programa CLDS “Contratos Locais de Desenvolvimento Social”. Enquadrado no POISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, o qual é financiado por fundos estruturais em conformidade com a legislação nacional e europeia aplicável, designadamente pelo Fundo Social Europeu (FSE) tem como organismo intermédio o Instituto de Segurança Social, I.P..

Com a designação de CLDS 4G Carregal do Sal “Ao encontro de…”, o programa com a duração de 36 meses, é promovido pela Câmara Municipal de Carregal do Sal, que selecionou como entidade coordenadora local da parceria (ECLP), a Fundação José Nunes Martins, sedeada em Oliveira do Conde, à qual compete a coordenação administrativa e financeira do projeto.
A ação do CLDS 4G Carregal do Sal “Ao encontro de…”, visa sobretudo a promoção da inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores fragilidades sociais no território de intervenção a que se destina, mobilizando para o efeito a ação integrada de diferentes agentes e recursos localmente disponíveis. Constitui-se como um instrumento privilegiado de combate à pobreza e exclusão social fortemente marcado por uma intervenção de proximidade realizada em parceria com as entidades públicas e privadas do Concelho. Com foco na promoção do desenvolvimento social de todo o concelho, o programa irá incidir sobre três dos quatro eixos de intervenção previstos: Eixo 2-Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil; Eixo 3-Promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa; Eixo 4-Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitário que, por sua vez, se subdividem em diversas ações dirigidas à população ou a grupos específicos.
O CLDS 4G Carregal do Sal “Ao encontro de…”, iniciou a sua atividade na manhã do passado dia 1 de julho de 2020, com a realização de uma reunião no edifício da Câmara Municipal, dirigida pelo senhor Rogério Mota Abrantes, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal e do Conselho de Administração da Fundação José Nunes Martins (FJNM), também estiveram presentes o Vice-Presidente e Vereadora do Município, Dr. José Sousa Batista e Dr.ª Cristina Borges, em representação do Conselho de Administração da FJNM a Assistente Social da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Dr.ª Ana Marília Sá Pega e o Presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Conde senhor António Sousa Borges, a representante do Serviço Local da Segurança Social de Carregal do Sal, Dr.ª Manuela Correia, a Diretora Técnica da FJNM, Dr.ª Aurora Soares e os quatro elementos que compõem a equipa responsável pelo desenvolvimento do projeto, José Dias Batista (coordenador), Inês Marques (Psicóloga), Karina Afonso (Educadora Social) e Patrícia Amaral (Assistente Social). A reunião visou essencialmente a apresentação da equipa responsável e o cumprimento de alguns procedimentos administrativos, tendo sido traçadas as linhas orientadoras quanto ao funcionamento e desenvolvimento do projeto terminando a mesma com o desejo expresso de todos os presentes no cumprimento das metas definidas para o mesmo.
Terminada a reunião, alguns dos presentes deslocaram-se com a equipa do CLDS 4G Carregal do Sal “Ao encontro de…” para Oliveira do Conde, localidade onde a mesma ficou sedeada, ocupando o rés-do-chão do edifício da Junta de Freguesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário