sexta-feira, 24 de julho de 2020

Participou na semi-final realizada na Torreira


CASTELO DE PAIVA FOI FINALISTA DISTRITAL
NO CONCURSO “ SETE MARAVILHAS DA CULTURA POPULAR “

      O Município de Castelo de Paiva participou este ano, no concurso nacional “ Sete Maravilhas da Cultura Popular “, um programa desenvolvido pela RTP, em parceria com a entidade organizadora das Sete Maravilhas de Portugal, que vai eleger as 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa, nas categorias assumidas nas candidaturas de Artesanato, Mitos e Lendas, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias, Artefactos.

     A participação de Castelo de Paiva com o Alambique em Cobreo Enterro do Entrudo de Pedorido e a Lenda da Ilha dos Amores, orientou-se para a presença nesta semi-final, realizada no cais da vila da Torreira, em Aveiro, onde foi apurado o semi-finalista que vai representar o distrito nesta iniciativa.
     Mais do que a classificação, era importante a presença neste concurso, e Castelo de Paiva teve uma participação honrosa, mesmo ficando pelo caminho nesta fase final, conseguindo um 5º lugar para a Lenda da Ilha dos Amores; um 6º lugar para o Enterro do Entrudo de Pedorido e 7º lugar para o Alambique em Cobre.
     Em representação do Município paivense esteve presente o Vereador da Cultura, José Manuel Carvalho, e foram nomeados padrinhos do Alambique em Cobre, Joni Vieira; do Enterro do Entrudo de Pedorido, Graça Alves, e da Lenda da Ilha dos Amores, o actor António Capelo.
     Para uma melhor promoção de cada património, proposto ao concurso, tivemos a colaboração de António Joaquim Gonçalves, ( artesão de Alambiques em Cobre), Gonçalo Gomes ( membro do Grupo de Dinamização e Cultura de Pedorido ) e Ricardo Ramalho (dirigente associativo em Fornos ).
     Das muitas razões que, explicam porque Portugal está hoje na moda, e como se apresenta como grande referencia do turismo mundial, uma das mais marcantes, é seguramente, a sua base cultural e a importância da sua cultura popular, daí o sucesso e a boa adesão desta iniciativa nacional.
     Os 28 semifinalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semifinais que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de Agosto, sendo que a 5 de Setembro será feita a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário