quinta-feira, 23 de julho de 2020

Misericórdia da Mealhada lança primeira pedra de futuro Complexo Social

No próximo dia 26 de Julho, Dia de Santa Ana, Santa Padroeira da cidade da Mealhada e da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada (SCMM), a instituição centenária vai lançar a primeira pedra do seu futuro Complexo Social, numa cerimónia simbólica que pretende assinalar o início da construção do novo empreendimento.
A cerimónia contará com a presença do Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes – que virá benzer a primeira pedra do novo complexo – do Diretor da Segurança Social de Aveiro, Fernando Mendonça; do Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro; e do Provedor da SCMM, João Peres.
Inserida nas Comemorações de Santa Ana, Padroeira da cidade da Mealhada e da SCMM – este ano celebradas de modo condicionado, fruto da Covid-19 – a cerimónia de bênção da primeira pedra decorrerá imediatamente após a Eucaristia por honra da Padroeira, que terá lugar no recinto exterior da Capela de Santa Ana, de forma a garantir o estrito cumprimento das regras de segurança de todos os presentes. A bênção da pedra decorrerá no espaço do atual Mercado da Mealhada, local onde se irá erguer o futuro empreendimento.
Bruno Peres, Diretor-geral da SCMM, descreve: “o futuro Complexo de Respostas Sociais da SCMM incluirá Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI), serviços de Apoio Domiciliário e Centro de Dia (para 40 e 60 utentes, respetivamente), para além do edifício de Serviços Partilhados. A unidade residencial para idosos terá capacidade para 120 residentes, divididos em duas tipologias de habitação, quartos e apartamentos”.
Segundo o responsável, “este novo empreendimento - com os seus jardins, espaços de convívio e de atividade física, intelectual e recreativa – será um equipamento fundamental na missão da SCMM de potenciar e promover o envelhecimento ativo e saudável dos utentes da área de Geriatria”.
Este projeto nasce para “responder à problemática da sustentabilidade e da melhoria das condições. A SCMM assumiu como principal objetivo para os próximos anos, a remodelação das ERPI’S da instituição, através da construção de uma nova estrutura com capacidade de englobar a capacidade atual. Procuramos também responder aos desafios estratégicos da área de intervenção da Geriatria, nomeadamente a procura de  eficiência operacional e aumento da qualidade dos serviços prestados bem como a diversificação da oferta”, conclui Bruno Peres.

PROGRAMA:

17H – Missa Comemorativa do Dia de Santana.
18H – Bênção da 1ª Pedra do novo Complexo Social da SCMM, pelo Senhor Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
18H15 – Intervenções públicas do Diretor da Segurança Social de Aveiro, Fernando Mendonça; do Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro; e do Provedor da SCMM, João Peres.
18H30 – Leitura da ata, assinatura e guarda da ata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário