sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Águeda recebe 5.ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta



Percurso desta etapa, no Concelho, passa pela chamada “rotunda da bicicleta” em direção ao centro da cidade, terminando na Av. Calouste Gulbenkian 

Águeda torna a receber uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, o que já não acontecia há 19 anos. A 5.ª etapa, marcada para o dia 2 de outubro, começará em Oliveira do Hospital para terminar, 176,3 quilómetros depois, no centro da cidade de Águeda, mais concretamente na Av. Calouste Gulbenkian. 

A chegada para sprinters a Águeda, um Concelho com fortes ligações à bicicleta, é uma oportunidade para homenagear todos quantos trabalham no setor, bem como todos os amantes do ciclismo. É uma oportunidade para promover o Concelho e a sua aposta nesta área, para dinamizar os circuitos turísticos e de lazer e que podem ser usufruídos de bicicleta. 

“É com grande satisfação que temos a Volta a Portugal de regresso a Águeda”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, reiterando que esta “é uma oportunidade para prestar homenagem a todos quantos trabalham no setor das bicicletas e do ciclismo no Concelho”. 

Para além da indústria das bicicletas (produção de componentes e fabricação da própria bicicleta), Águeda tem um percurso de referência na criação de condições para a prática desportiva e de lazer usando a bicicleta. São disso mesmo exemplo os trilhos cicláveis, que permitem conhecer o Concelho, apreciar a Natureza e praticar desporto, sem esquecer o Águeda Bike Park, o primeiro do país, ou ainda as beÁgueda (bicicletas elétricas de uso partilhado de Águeda). 

A 5.ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta (que iniciará, como referido, em Oliveira do Hospital, às 13h05), deverá chegar à chamada “rotunda da bicicleta” de Águeda às 17h22 e terminará na Av. Calouste Gulbenkian, às 17h29. 

Refira-se que Águeda foi partida e chegada de etapas da “Volta” por 13 vezes, a última das quais aconteceu em 2001. Em 1978, a cidade acolheu a final da competição, a primeira vez que tal ocorreu fora das grandes metrópoles de Lisboa e Porto; já em 1987, o arranque da prova rainha do ciclismo português aconteceu em Águeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário