sexta-feira, 18 de setembro de 2020

AVEIRO | OPEN CALL – ESCOLA DE VIDEOMAPPING

 

OPEN CALL – ESCOLA DE VIDEOMAPPING

A Escola de Videomapping é uma iniciativa de capacitação para criadores de várias áreas, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e o Teatro Aveirense. A ação surge no âmbito do festival PRISMA / Art Light Tech, um dos eventos integrados na Aveiro Tech Week, juntamente com o CRIATECH e o TECHDAYS. 

O programa está aberto a 15 participantes e é dirigido por Luca Pulvirenti (Itália), professor da Accademia di Belle Arti di Palermo e artista de prestígio internacional. Os melhores projetos serão apresentados no decorrer do festival PRISMA / Art Light Tech, entre 16 e 17 de outubro.

Descrição

O Videomapping é uma técnica de projeção que torna todo o tipo de superfícies em potenciais ecrãs de vídeo dinâmicos, desafiando o espetador a passar da mera observação à experiência imersiva. Este curso vai explorar as dimensões de tempo e de espaço através das possibilidades proporcionadas pelas novas técnicas de projeção e design de luz.

O curso tem módulos online e presenciais, com conteúdos teóricos e sessões práticas, terminando numa apresentação pública onde os participantes irão mostrar o resultado do seu trabalho numa instalação integrada no festival PRISMA / Art Light Tech.

Objetivos de aprendizagem

O objetivo deste curso é oferecer a iniciantes e profissionais novas possibilidades de aplicação das tecnologias de projeção e motion design em áreas como a arquitetura, o design, as artes visuais, o teatro, ambientes multimédia e projetos site specific.

Ao longo da formação irão ser exploradas várias configurações e técnicas, assim como soluções de software e hardware adquadas a diferentes espaços e projetos. Cada participante irá partilhar a sua abordagem com o grupo e o resultado final irá ter em conta não só as metas individuais como a partilha de ideias e métodos.

O objetivo é proporcionar um ritmo de trabalho dinâmico, usando técnicas de projeção imapctantes. O curso será ministrado em inglês.

Linhas gerais da open call

Este curso é dirigido tanto a iniciantes como a participantes com experiência, vindos de áreas tão abrangentes como design, vídeo, performance, instalação, animação, artes digitais, escultura, pintura e outras.

Equipamento e competências necessárias

Computador portátil

Curiosidade e entusiasmo (indispensáveis)

Competências nas áreas da informática e das artes digitais (úteis mas não obrigatórias)

Inscrição

Até ao dia 23 de setembro através do email prisma.aveiro@gmail.com

Documentos

Remeter os seguintes documentos, em inglês, até 26 de setembro em formato PDF via email:

Currículo (máximo de duas páginas)

Carta de motivação (máximo de 500 palavras)

Portfólio (apresentação de dois projetos visuais. São aceites vídeos, pedindo-se neste caso o envio de ligação para a sua versão online – não serão aceites ficheiros.  

Requisitos obrigatórios

- Envio de apenas um ficheiro PDF (máximo de 5MB)

- O nome do ficheiro PDF deverá ser “PRISMA/SoV_apelido_nome próprio do proponente”.

- Enviar o e-mail com o assunto “Application PRISMA-SoV”

RALI DE SANTA JOANA REALIZA-SE ESTE SÁBADO

O 5º Rali de Santa Joana vai para a estrada este sábado, dia 19 de setembro. Esta emblemática prova Aveirense, que chegou a alcançar relevo a nível Europeu nos primeiros anos da década de 70, encontra-se inserida no Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica (CPRH).

Destinada a automóveis antigos e clássicos, esta prova é uma organização do Clube de Automóveis Clássicos da Feira e conta com apoio da Câmara Municipal de Aveiro (CMA).

Os Munícipes terão oportunidade de assistir ao vivo a estes autênticos “monumentos sobre rodas”, embora este ano de forma condicionada e cumprindo rigorosamente as principais orientações da Direção Geral de Saúde (DGS), com uso da máscara, lavagem e desinfeção das mãos e distanciamento social.

Às 18h20, os participantes chegam a Aveiro, mais concretamente ao Cais da Fonte Nova, onde iniciarão a Super Especial Final num espaço fechado ao trânsito. Esta prova tão aguardada, é o ponto alto do Rali de Santa Joana, uma vez que, os níveis de adrenalina, face às espetaculares demonstrações de técnica e perícia pelos pilotos ao volante dos seus carros, são elevados.

Este ano, a prova conta com cerca de 42 participantes com veículos de várias marcas, modelos e potências, com o objetivo de ganhar o Troféu da prova.

Condicionamentos de trânsito

O Rali irá provocar alguns condicionamentos de trânsito das 14h00 às 19h00, com a interrupção da circulação na Rua Pe. Arménio Alves da Costa Jr., Cais da Fonte Nova e Rua Carlos Silva Melo Guimarães.



Nenhum comentário:

Postar um comentário