quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Centro de Artes de Águeda recebe concertos, muito humor e arte contemporânea

A programação do Centro de Artes de Águeda, até final do ano, inclui música, performances e arte contemporânea.
Música, humor e arte contemporânea. Ingredientes de uma programação diversificada que foi preparada pelo Centro de Artes de Águeda (CAA) e que poderá ser usufruída até final do ano.

No âmbito da programação do CAA, destaque para o ciclo “O Desenho como Pensamento”, que já está a decorrer e que inclui 18 exposições individuais, uma coletiva e ainda uma outra da coleção Norlinda e José Lima, para além de seis conversas temáticas.

A BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas alargou a sua área de atuação a Águeda, onde já apresentou, este mês, um conjunto de performances e instalações artísticas. Entre as atuações, o CAA recebeu, no fim de semana de 12 e 13, Gonçalo M.Tavares & Os Espacialistas com “Os Animais e o Dinheiro”, bem como “Séance”, de Mariana Tenger Barros, e “Coin Operated”, de Jonas & Lander.

Ainda no âmbito desta bienal, estiveram expostas duas instalações artísticas: “Narciso”, de Tania Bruguera; e “Biblioteca”, de Horário Frutuoso).

Música para “todos os gostos”
O ciclo “Quinta às 7” está de regresso ao CAA, sendo que o primeiro concerto pertenceu aos Senza (dia 17), seguindo-se os Troll’s Toy (dia 22 outubro, às 19 horas), Freddy Strings (dia 19 de novembro, às 19 horas) e Mara Nunes (dia 10 de dezembro, às 19 horas).

Os concertos agendados para este quadrimestre trazem ao auditório do CAA nomes como Ricardo Ribeiro (no sábado passado); Janeiro, com as suas “Sessions Live Tours. convida Carolina Deslandes (dia 2 de outubro, 21h30); Adriana Calcanhotto, com o novo disco “Margem” (dia 20 de novembro, às 21h30); e Benjamim (dia 5 de dezembro, às 21h30).

Outubro é o mês do Festival Gesto Orelhudo, que vai decorrer entre os dias 7 e 11, numa organização da d’Orfeu, Associação Cultural, em parceria com a Câmara de Águeda. Nestes cinco dias, o festival (19.º), que alia o humor à música, apresenta “Tais Quais”, com João Gil, Vitorino, Tim, Vicente Palma, Celina da Piedade, Paulo Ribeiro, Sebastião Santos e Jorge Serafim (dia 7, às 21h45); “Maestrissimo”, dos espanhóis Yllana (dia 8, às 21h45); “Gold”, dos austríacos Mnozil Brass (dia 9, às 21h45); os franceses Isaac et Nora (dia 10, às 18 horas); e “Canções de Roda, Lenga Lengas e outras que tais”, com Ana Bacalhau, Jorge Benvinda, Sérgio Godinho e Vitorino (dia 11, 18 horas).

No âmbito do festival, as tardes dos dias 10 e 11 de outubro (sábado e domingo, a partir das 15 horas) vão ser dedicadas ao público infantil, com uma “Tarde Orelhuda”, no exterior do CAA, com várias atividades, como os Jogos do Hélder e a Escola de Palco e dois espetáculos do “O Mais Maior Grande Dom Roberto” (Marionetas de Mandrágora): um no sábado, com Da Cruz one man band; e o outro no domingo, com os Irmãos Esferovite. Nestas atividades, as lotações são reduzidas, pelo que o acesso será feito por ordem de chegada.

Ainda em outubro, a Orquestra Filarmonia das Beiras traz ao CAA, as “Quatro Famosas Notas Musicais”, um espetáculo no âmbito do Projeto Música na Escola, que tem este ano como tema os 250 anos do nascimento de Beethoven. Será nos dias 22 e 23, às 10 horas, sendo reservado para escolas e instituições, sob marcação interna do Projeto Educativo; e no dia 24, às 21h30, para o público em geral (gratuito, sendo que os bilhetes devem ser levantados sete dias antes do espetáculo).

Em novembro, está previsto o concerto dos Círculo (dia 6, às 21h30), no âmbito dos Festivais de Outono.

Cinema e dança
A programação do CAA até final do ano também inclui outras áreas culturais como o cinema e a dança. Para outubro, está agendado um ciclo de cinema. Designado de “COCRIA.TE”, este ciclo tem como tema central a robotização, abrindo o debate sobre o impacto que estas diversificadas tecnologias têm no quotidiano.

No âmbito deste ciclo, serão exibidos dois filmes: “Her”, de Spike Jonze, (dia 16, às 21h30) e “O Círculo”, de James Ponsoldt (dia 18, às 18 horas), bem como haverá uma conversa “Sobre Tecnologia”, com Hugo Barreto, no Café Concerto (dia 17, às 16 horas) e um workshop de cinema para famílias (dia 18, às 10h30 e 16 horas). Todo o ciclo é de participação gratuita, sendo que, para este último, será necessário o preenchimento de formulário online, a disponibilizar brevemente na página do Facebook do CAA.

“Cota-Parte” é o espetáculo de dança, com curadoria de Victor Hugo Pontes, agendado para o dia 28 de outubro, às 10h30, que conta com a co-criação e e interpretação de Claudinei Garcia, Rita G. Pinheiro e Susana Pereira.

Teatro e muito mais
A programação do CAA inclui, ainda, o concerto de Santa Cecília do Conservatório de Música de Águeda (dia 22 de novembro, às 18 horas) e a “Filha do Ferreiro” (dias 27 e 28 de novembro, às 21h30), produzido pela parceria do Grupo Folclórico Região do Vouga e Orquestra Típica de Águeda.

A oficina “Conservação de fotografias e álbuns de família”, com a Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas C.R.L., terá lugar nos dias 21 e 28 de novembro, das 10 às 13 horas e das 14h30 às 17h30, sendo necessária inscrição obrigatória através de formulário que será disponibilizado em breve na página oficial do CAA no Facebook.

Na representação teatral, o CAA propõe para o dia 11 de dezembro, às 21h30, os “Monólogos da Vagina”, com as interpretações de Vera Kolodzig, Carla Andrino e Teresa Guilherme.

“Jota Ginja, o quase ninja” é um espetáculo baseado no livro infantil com o mesmo nome – agendado para o dia 13 de dezembro, às 18 horas) – que terá tradução em Língua Gestual Portuguesa e contará ainda com ilustrações projetadas em tempo real.

Até final do ano, o CAA recebe vários espetáculos ligados às associações e coletividades do Concelho, como o Capítulo da Confraria Gastronómica Sabores do Botaréu (dia 7 de novembro, às 9 horas), o concerto da Banda Castanheirense (dia 14 de novembro, às 21h30), do Orfeão de Águeda (dia 15 de novembro, às 18 horas) e da Banda Alvarense (dia 18 de dezembro, às 21h30).

Destaque ainda para o espetáculo que assinala os 32 anos da UBA (União de Bandas de Águeda), dia 4 de outubro, às 16 horas; o espetáculo comemorativo dos 25 anos da d’Orfeu, que terá lugar no dia 4 de dezembro, às 21h30; e o concerto de encerramento do 25.º aniversário do Conservatório de Música de Águeda (dia 19 de dezembro, às 21h30).

De referir que, no cumprimento de todas as regras de proteção e segurança, recomendadas pela Direção-Geral de Saúde, os espetáculos têm lotação limitada, sendo que poderão poderão estar sujeitos a alterações no seguimento de novas orientações da DGS.

Para mais informações e reservas, os interessados devem usar os seguintes contactos: caa.bilheteira@cm-agueda.pt, 234 180 151 ou Ticktetline 1820.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário