terça-feira, 15 de setembro de 2020

Um livro da África revoltada

O professor Jonuel Gonçalves está de regresso à edição com África no Mundo – Livre das Imposturas Identitárias. Neste livro polémico, o economista e escritor angolano aborda os mais candentes dos temas da actualidade: as questões identitárias e étnicas. Uma África revoltada, descrita num ensaio que defende uma visão universalista, a contracorrente das actuais e tribalizantes posições radicais. África no Mundo – Livre das Imposturas Identitárias chega às livrarias no próximo dia 22 de Setembro, com a chancela da Guerra e Paz Editores, após uma profícua pré-venda na 90ª Feira do Livro de Lisboa.

Nos turbulentos dias que correm, as inúmeras vezes citadas teorias identitárias transformaram-se em versões actuais dos velhos discursos discriminatórios. Atento a esta nova «roupagem» do fenómeno, o professor Jonuel Gonçalves apresenta-nos África no Mundo – Livre das Imposturas Identitárias. Um ensaio lúcido e urgente, que indica vias de pensamento e acção para o futuro de África e aponta os perigos dos discursos «tribalistas».

Segundo o autor, «estes disfarces ideológicos exacerbam diferenças e separatismos em detrimento das afinidades humanas, servindo projectos ditatoriais». No final, é o velho continente que mais uma vez sofre e paga a factura do atraso, da repressão e da subalternidade.

Externamente, é atribuído um papel a África que também inviabiliza esse desenvolvimento, enquanto africanos e seus descendentes em outros continentes sofrem discriminações e a negação de direitos de cidadania. Para Jonuel Gonçalves, «as políticas identitárias são inimigas da cidadania e as sociedades africanas têm de sair das lamentações e partir para lutas criadoras de força própria capaz de derrubar as imposturas locais ou globais».

Obrigatório, este é um texto que levará a um importante debate público com vista à integração, desenvolvimento e inserção justa de África no mundo.

Após uma profícua pré-venda na 90ª Feira do Livro de Lisboa, África no Mundo – Livre das Imposturas Identitárias chega às livrarias de todo o país no dia 22 de Setembro, com a chancela da Guerra e Paz. A obra poderá ainda ser adquirida através do site da editora.

Este é o quarto livro que Jonuel Gonçalves edita pela Guerra e Paz Editores, sucedendo a E Se Angola tivesse proclamado a independência em 1959?Franco-Atiradores,  e  A Ilha de Martim Vaz.


África no Mundo – Livre das Imposturas Identitárias
Jonuel Gonçalves
Não-Ficção / Ensaio
116 páginas · 15x20 · 13,00 €
Nas livrarias a 22 de Setembro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário