quinta-feira, 15 de outubro de 2020

A conturbada abolição do tráfico de escravos em Angola



Tendo como fio condutor a vida de D. Nicolau, príncipe do Congo, o jornalista e historiador angolano Xavier de Figueiredo descreve, numa envolvente narrativa histórica, o período conturbado que Angola atravessou com o fim do tráfico de escravos. O Príncipe do Congo, obra que conta com um prefácio do almirante António Silva Ribeiro, chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, chega às livrarias a partir do dia 20 de Outubro, com a chancela da Guerra e Paz Editores e o patrocínio do Banco BIC.

Em 1845, Portugal recebeu uma visita diplomática que marcou a história de Angola. D. Henrique II, rei do Congo, incumbiu o filho, D. Nicolau de implorar ao reino português por um regime de excepção que permitisse ao reino do Congo manter o tráfico de escravos – à época já proibido por decreto – na zona costeira do Ambriz, em Angola, o seu único rendimento.

A missão esbarrou, porém, com uma realidade inultrapassável. Portugal, alvo de jogos políticos e pressões de outras potências colonizadoras, via-se, a cada dia, mais obrigado a abolir dos seus domínios ultramarinos o tráfico clandestino, sob pena de os perder.

Em resposta, Portugal ocupou o Ambriz, impedindo a troca de escravos, e tornou, o reino do Congo, um Estado vassalo. Vendo o princípio do fim de cinco séculos de história, D. Nicolau publica uma carta de protesto num jornal em Lisboa. Pouco depois abandona o Ambriz e é assassinado pelo seu povo. Em 1860, Portugal viria a dar como extinto o tráfico de escravos.

Um século e meio depois, o jornalista e historiador angolano Xavier de Figueiredo inicia um minucioso processo de investigação sobre este período conturbado da história de Portugal e Angola, tendo como fio condutor os últimos 15 anos de vida de D. Nicolau. O estudo deu origem à narrativa histórica O Príncipe do Congo, agora publicada.

Um rigoroso trabalho de reconstituição histórica, aplaudido pelo almirante António Silva Ribeiro, que assina o prefácio do livro. Segundo o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, esta obra «constitui‑se como um relevante e pormenorizado contributo histórico para a compreensão dos factores e condicionalismos sociais, políticos, culturais, económicos e militares que marcaram a transição de Angola da era do tráfico de escravos para a modernidade».

Reforça ainda a «inquestionável probidade e rigor científico» com que o autor investigou os factos relatados no livro. Uma vasta pesquisa de documentos históricos e ilustrações feita no Arquivo Histórico Ultramarino, na Biblioteca Central da Marinha e na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

O Príncipe do Congo estará disponível nas livrarias a partir do próximo dia 20 de Outubro, com a chancela da Guerra e Paz Editores. O livro poderá ainda ser adquirido através do site oficial da editora.

O Príncipe do Congo
Xavier de Figueiredo
Não-Ficção / Narrativa Histórica
240 páginas · 15x23 · 16,00€
Nas livrarias a 20 de Outubro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário