quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Câmara de Águeda apoia Associação Vale Domingos para criação da Aldeia da Inovação Social

 Protocolo que viabiliza o apoio financeiro para este projeto de inclusão e integração sociais foi formalizado ontem

A Câmara Municipal de Águeda formalizou, ontem, um protocolo com a Associação Cultural e Recreativa (ACR) de Vale Domingos para criação e dinamização da Aldeia da Inovação Social, no Parque Botânico de Vale Domingos.

Este projeto, co-financiado no âmbito do instrumento “Parcerias para o Impacto” (do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), através de uma candidatura que pressupunha que a Autarquia se assumiria como investidor social, prevê dar resposta ao problema social do aumento exponencial dos comportamentos de risco dos jovens, sobretudo no que respeita a vandalismo, criminalidade e toxicodependência, em Vale Domingos.

O apoio por parte da Câmara de Águeda vai traduzir-se num incentivo financeiro de 79.500 euros, que representa 30% do valor total aprovado na candidatura para o projeto (265.000 euros).

É objetivo da associação transformar Vale Domingos num ponto de referência e de atração turística do Concelho de Águeda, através da concretização deste movimento de intervenção de cariz comunitário e inclusivo. Com a transformação deste local, combatendo o estigma social associado às comunidades ciganas, pretende-se tornar este projeto numa referência geradora de impactos sociais claros e potenciadora da alteração de comportamentos sociais, que possa ser replicado no resto do país.

Entre as atividades a realizar está a mediação intercultural, que prevê a criação de um diálogo com os empresários e acompanhamento da comunidade de Vale Domingos no mercado de trabalho, para além de incentivar as crianças e jovens no seu percurso escolar e profissional, combatendo o abandono escolar, o absentismo e a falta de objetivos de vida (jovens que não trabalham, não estudam, nem frequentam qualquer formação).

Faz ainda parte deste projeto a promoção de ações de capacitação e formação para a população local, como ateliers de costura, de jardinagem, de agricultura, entre outros, que permitam o ocupação e crescimento pessoal e profissional da comunidade.

 

Mudar a imagem e transformar local em ponto turístico

“Este apoio é o reconhecimento, em primeiro lugar, da relevância do projeto que a Associação Cultural e Recreativa de Vale Domingos apresentou, bem como do trabalho que esta coletividade tem realizado em prol da comunidade local e regional, eliminando os estigmas associados àquela zona do concelho”, referiu Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, apoiando a mudança de paradigma que está agregado a este projeto que catapulta Águeda como uma referência de integração e inclusão sociais.

“Queremos mudar a imagem da aldeia”, referiu Ricardo Pereira, Presidente da Direção da ACR de Vale Domingos, salientando que tem sido feito um “trabalho muito árduo” para alterar hábitos e a imagem que as pessoas tinham do local, constatando, “com alegria, que a Câmara de Águeda tem estado sempre ao nosso lado, apoiando os nossos projetos”.

“Sem a colaboração e participação da Câmara não seria possível” realizar esta tarefa de transformar a aldeia de Vale Domingos num “modelo de integração social”.

Refira-se que a ACR de Vale Domingos é composta por elementos da comunidade cigana e por elementos não ciganos, particularmente daquela localidade do Concelho de Águeda, promovendo a inclusão e integração sociais.

O Parque Botânico de Vale Domingos é uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) nascida com a intenção de dar resposta ao problema do aumento dos comportamentos de risco das comunidades daquela localidade, através da realização de ações que visem transformar uma zona considerada problemática num local de envolvimento social, de atração e valorização do concelho.

Este parque, antes da sua reestruturação, era um terreno ao abandono e local de consumos de droga e de violência; agora, apresenta uma nova imagem associada à comunidade de Vale Domingos. Neste sentido, o projeto da Aldeia de Inovação Social representa o crescimento e expansão de um projeto local, transformando-o numa ação global e num modelo de intervenção inclusiva mais abrangente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário