terça-feira, 10 de novembro de 2020

Ansião | II CONGRESSO BOLOTA DE SICO teve hoje início


A programação desta iniciativa do Município de Ansião, arrancou hoje, 10 de novembro, data em que se assinala o Dia Mundial da Bolota, e prolongar-se-á até ao próximo domingo, dia 15. 

No período da manhã, decorreu a ação de sensibilização “Semeia uma bolota e faz nascer um Carvalho”, na escola sede do Agrupamento de Escolas de Ansião. De forma simbólica, o Presidente da Câmara, António José Domingues, e os Vereadores com os Pelouros da Educação e do Ambiente, respetivamente, Paulo Fernandes e Alexandre Moreira, entregaram à Diretora do agrupamento de escolas, em representação das escolas do concelho e destinando-se a todos os membros da comunidade escolar, um conjunto de saquinhos com bolotas, contendo ainda, além de outras informações pertinentes, instruções para a sementeira e a germinação das bolotas. 

Posteriormente, na Mata Municipal, foi plantado um carvalho-cerquinho, num momento que contou com a presença não só de autarcas, como de professores e alunos envolvidos no Programa Eco-Escolas. Também como projeto de educação ambiental, esta iniciativa do município pretende consciencializar a população e sobretudo os jovens para a importância de preservar e recuperar a natureza, fomentando uma atitude cívica de proteção do património natural concelhio.

Este trabalho de sensibilização prosseguiu com a atividade “Vamos plantar um Carvalho na nossa Instituição”, que levou o município a oferecer um carvalho-cerquinho para plantação nos espaços das diversas instituições de solidariedade social do concelho. Desta forma, associou-se a valorização desta espécie autóctone à tradição das vivências da população, através da apanha da lande para uso doméstico e criação de animais. 

O programa do congresso decorrerá, nos próximos dias, através dos canais digitais do município, com a bolota e o carvalho-cerquinho como tema central dos momentos previstos. Encerrará no domingo com a caminhada “À Procura da Bolota”, com partida em Vale Florido, na Freguesia de Alvorge, carecendo a participação de inscrição prévia. 

Acompanhe a iniciativa e obtenha mais informações no portal e na página Facebook do Município de Ansião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário