terça-feira, 10 de novembro de 2020

Leiria | “No Centro da Curva” e “Vast/o” encerram ano expositivo no BAG - Banco das Artes Galeria


As exposições “No Centro da Curva”, de Maria Sassetti, e “Vast/o”, de Carolina Martins, João Carola e Natalie Woolf, vão estar patentes ao público, a partir de 14 de novembro, no BAG – Banco das Artes Galeria, no âmbito da programação de final de ano daquele espaço museológico de Leiria. 

“No Centro da Curva” fica exposta no #projectroom do BAG. 

“Ao falar de Linha está implícito o movimento, pelo arrastamento de um ponto no espaço, mas também o corpo que acompanha ou proporciona esse movimento. A Linha, aqui, prolonga-se, circunda, é rica e variada, desenha muros, labirintos, estabelece limites, guarda precipícios e é picotada. Desvelada pela luz”, refere a sua autora, Maria Sassetti. 

“Vast/o” é um projeto colaborativo de Carolina Martins, João Carola e Natalie Woolf, que atravessa áreas como a BD, a Animação e a Medicina Gráfica e estará patente na #caixaforte do BAG. 

O título desta exposição/instalação surge do confronto entre a sonoridade da palavra portuguesa “vasto” e da equivalente em inglês, “vast”. Visualmente, este confronto concretiza-se através do fechado “O” com que termina a palavra portuguesa, tornando claustrofóbico o que deveria ser amplo e reflectindo, assim, ansiedades aparentemente opostas, como a agorafobia e a claustrofobia. 

A instalação foi concebida através de experiências pessoais, espaciais e paradoxais relacionadas com estas fobias e, para as reflectir, contribuiu a combinação de espaços de naturezas diversas (e, por vezes, adversas), como os arquitectónicos, os da BD, os da animação, os da palavra, bem como os da própria narrativa. 

Os espaços que inspiraram VAST/O são os que repelem a presença do sujeito como se fossem entidades para as quais o corpo humano é percepcionado como algo estrangeiro. Assim, a instalação torna-se uma reflexão sobre sentir-se deslocado do próprio corpo, que se torna, a um só tempo, um sítio móvel e um alienígena imóvel, incapaz de se relacionar com o que o envolve. 

“No Centro da Curva” poderá ser visitada até dia 17 de janeiro de 2021 e “Vast/o” até 24 de janeiro de 2021, cumprindo todas as normas de segurança emitidas pela DGS no âmbito da pandemia por COVID-19. 

Informações em BAG - Banco das Artes Galeria Divisão Cultura, Museus e Turismo através do telefone 244.839619 ou em https://bit.ly/3pbGsJQ

Breve biografia dos artistas 
Maria Sassetti 

Nasceu em Lisboa, em 1986. Estudou Pintura em Lisboa, na Faculdade de Belas-Artes, e em Londres, no Chelsea College of Art and Design. 

Nos últimos anos o seu trabalho criativo tem-se focado nos processos do desenho, desde a criação de texturas, aos atos repetitivos, à multiplicação de gestos e de elementos visuais, até ao desenho geométrico. Dispositivos com luz, instalações e objectos recuperados completam o pensamento gráfico, que é simultaneamente matérico, povoado de memórias e minimalista no uso de cores e forma. 

Carolina Martins 
Doutoranda no Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura da Universidade de Coimbra, está a desenvolver a tese “Leitura aumentada: combinações espaciais em instalações de narrativas gráficas”, para a qual idealizou e produziu VAST/O. O seus interesses de investigação académica e artística baseiam-se na noção de vazio no contexto das ansiedades relacionadas com os espaços. É também produtora cultural e membro da SEKOIA - Artes Performativas. 

João Carola
Ilustrador e autor de BD. Licenciou-se em Design Gráfico na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha e estudou depois ilustração e BD no AR.CO, em Lisboa, onde também ensina. Faz parte da Implosão, uma plataforma de ilustração, e publica e expõe frequentemente em nome próprio ou com outros artistas. Colabora ainda com publicações independentes como o Postas de Pescada e A Batalha. 

Natalie Woolf 
Licenciou-se em Belas Artes (Pintura) na Leeds Metropolitan University (Leeds Beckett University) e é doutorada em Design de Produto pela Royal College of Art com a investigação intitulada “Plástico: Uma Metáfora Material”. É professora de Desenho no Departamento de Animação e Design da Universidade Lusófona e curadora do Programa de Desenho para o Design na mesma Universidade. Enquanto artista, tem o seu estúdio no Atelier Concorde, onde desenvolve a sua prática de investigação de desenho e animação experimental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário