quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Museu de Leiria comemora 103º aniversário no próximo domingo

O Museu de Leiria assinalará o seu 103º aniversário, 5º da instalação no antigo Convento de Santo Agostinho, no próximo domingo, dia 15 de novembro, com a realização de uma programação cultural desenhada em consonância com estes tempos pandémicos que decorrerá durante o fim-de-semana. 

No dia 14, pelas 15h30, será inaugurada a exposição "Cidade de Leiria: Tamanho e Desenho", no Claustro do Museu de Leiria, e, às 16h00, será dinamizada uma sessão da performance pedagógica "Plasticidade - Sons em Movimento, por Inesa Markava e Laura Perdomo (SAMP). 

No dia 15, a programação terá início pelas 10h30, com uma sessão de "O Ponto do Conto", dinamizada pelo dramaturgo Luís Mourão. Às 16h00 será apresentado o 3º momento da instalação Migrações, do artista plástico Nuno Sousa Vieira, na exposição "Plasticidade - Uma História dos Plásticos em Portugal", incluindo visita à exposição e conversa com o artista. 

A exposição "Cidade de Leiria: Tamanho e Desenho", que ficará patente ao público no Claustro do Museu de Leiria, tem como objeto a evolução do Planeamento e Urbanismo da cidade de Leiria, pretendendo-se, a partir de uma perspetiva histórica debruçada sobre as várias opções e consequentes transformações do desenho urbano, compreender a cidade de hoje. 

"Cidade de Leiria: Tamanho e Desenho" é uma tentativa, necessariamente sumária, de abordar a evolução do espaço urbano que enforma a cidade de Leiria, num percurso milenar. 

Suportando-se nos conhecimentos que a geologia, geografia e arqueologia nos trazem, iniciamos este percurso com a chegada dos homens a esta região, seguida dos primeiros assentamentos permanentes, percorrendo os diferentes tempos, onde o papel que esta urbe desempenhou foi naturalmente variável ao longo do tempo, chegando até aos dias de hoje. 

Partindo dos desenhos, vistas, cartas e plantas que ao longo dos tempos os artistas, viajantes, militares e posteriormente arquitetos e urbanistas fizeram deste espaço que hoje é Leiria, pretende-se conhecer e interpretar as opções tomadas, as condicionantes e os desafios a que urbanistas e responsáveis políticos foram dando resposta. 

Adaptando-se aos tempos em que vivemos, esta exposição, na sua versão física, está num espaço aberto até dezembro de 2021 e, simultaneamente, estará disponível online, a partir do dia 14 de novembro, no sítio www.leiriatamanhoedesenho.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário