quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Anadia entrega Bandeira Verde a onze Escolas do Concelho

 

O Município de Anadia entregou a “Bandeira Verde – Eco Escolas” 2019-2020, atribuída pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, a 11 escolas do concelho. De sublinhar que este ano, o número de eco-escolas galardoadas aumentou, mais três, face ao ano letivo transato, o que reflete o grande empenho de todas as entidades envolvidas.

Devido à situação pandémica, a habitual cerimónia presencial de entrega das “Bandeiras Verdes” às escolas, que deveria ter tido lugar, em Lisboa, não se realizou, tendo sido substituída por uma sessão em formato digital. Neste sentido, após receber as Bandeiras da ABAE, o Município resolveu ir a cada escola premiada, entregar o respetivo galardão que consistiu numa bandeira e num diploma.

O galardão Eco-Escolas, entregue pelo vereador com o Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Anadia, Lino Pintado, que se fez acompanhar por José Carlos Cardoso, Chefe de Divisão dos Serviços de Ambiente do Município, e pela Técnica do Ambiente envolvida no projeto, Catarina Homem, tem como objetivo reconhecer o trabalho que os alunos desenvolveram, ao longo do ano escolar transato, no sentido de tornar a comunidade escolar mais sustentável.

Na ocasião, o Vereador felicitou os alunos e os docentes pela conquista deste importante galardão e por todo o trabalho que têm vindo a realizar em prol de um meio ambiente mais sustentável. De salientar ainda que esta iniciativa contou com o apoio logístico e financeiro do Município de Anadia.

Centro Escolar de Arcos, Centro Escolar de Tamengos, Escola EB Sangalhos – Centro Escolar de Sangalhos, EB1 da Moita, Centro Escolar das Avelãs, Centro Escolar de Paredes do Bairro, Colégio Nossa Senhora da Assunção, Escola Básica e Secundária de Anadia, Escola EB de Vilarinho do Bairro, Escola EB1 de Aguim e EB1 de Vila Nova de Monsarros foram os estabelecimentos de ensino distinguidos.

Para além da “Bandeira Verde”, foram ainda atribuídos prémios Eco-Escolas a três estabelecimentos de ensino. A Escola EB1 da Moita ganhou dois 1ºs prémios nos projetos Galardão Depositrão - Desafio “Recriar - Constrói o teu depositrão” (1ºEscalão) e Alimentação Saudável e Sustentável – Desafio “Painel dos alimentos” (1º escalão). Obteve ainda três menções honrosas, nos projetos Roupas usadas não estão acabadas – Desafio “Criar com estilo” (Lisboa em tecido) 1º escalão; Hortas Bio – Desafio “Espiral de Ervas Aromáticas”; e PRIO Biocombustíveis e Economia Circular – Desafio “História Coletiva”.

A Escola de Vilarinho do Bairro recebeu duas menções honrosas e um 1º prémio nos projetos Alimentação Saudável e Sustentável – Desafio “Cozinhar em Família”, Pequeno Almoço, Sobremesa e Sopa, respetivamente.

A Escola EB1 de Vila Nova de Monsarros foi galardoada com uma menção honrosa, no desafio “Aves da minha escola / Aves que me rodeiam”.

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

Imagem: Campeão das Províncias 


Nenhum comentário:

Postar um comentário