quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Requalificação está praticamente concluída, em Cantanhede

 Já se pode circular na Rua Conselheiro Carvalho e na Ruas das Parreiras


Numa altura em que se concluem os últimos detalhes da obra de requalificação da Rua Conselheiro Carvalho e da Rua das Parreiras, em Cantanhede, ambas estão já abertas ao trânsito, num só sentido, quer numa, quer noutra. No primeiro caso o acesso é apenas pela Rua 5 de Outubro, passando pela Rua Conselheiro Carvalho, enquanto na à Rua das Parreiras pode aceder-se por esta última ou pela Rua de S. João. Da obra fica patente desde já uma imagem urbanística consistente e particularmente convidativa para o uso pedonal, o que de resto era um dos objetivos preconizados pelo projeto elaborado para o efeito. 
Os trabalhos realizados incidiram também na beneficiação das infraestruturas, processo que contemplou a execução de um coletor de águas pluviais, antes inexistente, e a renovação das redes de saneamento e abastecimento de água, de modo a garantir a sua funcionalidade por um longo período, a que se seguiu a aplicação de pavimentos e passeios bem como a instalação de equipamentos acessórios. 
Adjudicada por 309.200 euros, a empreitada decorreu no âmbito de um ambicioso plano de investimentos orientado para o reforço da atratividade da zona adjacente à Praça Marquês de Marialva, unificando a imagem urbana com elementos comuns a intervenções realizadas ou a realizar em outros arruamentos confinantes com o centro da cidade. Nesse sentido foram aplicados materiais nobres no revestimento dos pavimentos e eliminaram-se as barreiras arquitetónicas, tendo os passeios ficado à mesma cota que a faixa de rodagem, mas separados por balizados metálicos. Quer os materiais de revestimento, quer as luminárias, quer os balizadores são do mesmo tipo dos aplicados na requalificação da Rua Afonso Henriques. 

Desse modo, promoveu-se uma adequada hierarquização das funções que a área intervencionada desempenha na estrutura territorial da cidade, reforçando as condições de segurança para os peões, disciplinando a circulação automóvel e o estacionamento, condições que visam estimular a reabilitação dos prédios confinantes e o incremento da atividade comercial. 

A requalificação da Rua das Parreiras e da Rua Conselheiro Carvalho é uma das empreitadas do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Cantanhede, para cuja implementação a autarquia cantanhedense viu aprovada uma candidatura a financiamento comunitário ao abrigo de um programa específico exclusivamente destinado à reabilitação urbana de cidades. 

No total, são mais de três milhões de euros de investimento para alargar o perímetro do núcleo central da cidade, através “da reabilitação do espaço urbano, da qualificação dos acessos e da mobilidade ambientalmente sustentável, da criação de espaços de encontro e de sociabilidade comunitária, revitalizando o tecido económico e reforçando a capacidade competitiva da economia local, entre outros aspetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário