terça-feira, 1 de dezembro de 2020

The Crown. Ministro britânico pede para que Netflix coloque aviso de ficção antes dos episódios


O ministro da Cultura britânico, Oliver Dowden, pediu à Netflix que clarifique que a aclamada série "The Crown", sobre a família real, é uma obra de ficção, de modo a que o público não confunda o conteúdo dramatizado com a realidade factual.

Segundo o jornal britânico The Daily Mail, que faz a mesma solicitação, o ministro pedirá formalmente à plataforma de streaming que introduza uma advertência no início de cada episódio para explicar que a trama se trata de uma obra de ficção.

"É uma maravilhosa obra de ficção, mas tal como noutras produções televisivas a Netflix deveria ser muito clara desde o início que é somente isso e nada mais", disse Dowden ao jornal.

"Sem isso, temo que uma geração de espectadores que não viveu estes eventos possam confundir a ficção com a realidade", afirmou.

A quarta temporada da série, disponível há duas semanas, inclui a história do conturbado casamento do Príncipe Carlos e com Diana, a Princesa de Gales.

O herdeiro da coroa é representado como sendo um marido frio e infiel, um retrato que não é exato, segundo a especialista em realeza Penny Junor, que escreveu uma biografia sobre o príncipe.

Provavelmente "foi um pouco insensível às vezes, mas não acredito que era arrogante ou indiferente, acredito que realmente tentou fazer o casamento funcionar", declarou Junor à agência France-Press (AFP).

As declarações do ministro da Cultura reforçam aquilo que o irmão de Diana, Charles Spencer, já tinha feito, quando este pediu a mesma mensagem de aviso no início de cada episódio.

A série "The Crown", um sucesso entre a crítica e o público, já ganhou três Globos de Ouro e oito prémios Emmy e foi assistida por mais de 70 milhões de assinantes, segundo a Netflix.

Não é a primeira vez que as liberdades tomadas pela série são criticadas.

Fonte e Imagem: Madremedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário