segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Águas do Centro Litoral alarga rede de saneamento em Mira

A Águas do Centro Litoral (AdCL) anunciou hoje que vai alargar a rede de saneamento no município de Mira, com a execução de uma empreitada orçada em 1,5 milhões de euros.

Em comunicado, a empresa refere que lançou esta semana um concurso público internacional para a execução da empreitada, que consiste na construção de duas estações elevatórias (em Seixo e em Cabeças Verdes), de 2.050 metros de emissário gravítico e de 5.530 metros de conduta elevatória.

Esta empreitada é mais uma medida que procura contribuir para solucionar o problema de saneamento no concelho, e vem, assim, promover o alargamento do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Litoral de Portugal”, explica.

Todo o município de Mira ficará servido “na vertente de águas residuais em ‘alta’”, acrescenta.

Segundo a empresa, estas obras visam a “expansão do sistema de drenagem de águas residuais em Mira Norte, com a ligação a novos pontos de entrega do município de Mira ao intercetor Sul da AdCL, conciliado com a Águas do Baixo Mondego e Gândara (empresa responsável pelos investimentos na rede em ‘baixa’)”.

“Este investimento irá fazer a recolha e transporte dos efluentes produzidos nas freguesias de Carapelhos e Seixo e parte da de Mira, no lugar de Cabeço, abrangendo uma população total no ano horizonte de projeto de três mil habitantes”, explica.

A AdCL garante que, juntamente com todas as entidades envolvidas, estão a ser desenvolvidos esforços para “minimizar eventuais impactos negativos para o ambiente e para as populações, designadamente reduzir ao máximo a descarga de excedentes e controlar as descargas no meio hídrico nos períodos de sobrecarga do sistema”.

Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário