segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Ansião avança com sistema de informação cadastral


O Município de Ansião vai integrar um projeto de ordenamento do território, de identificação e caracterização das propriedades do concelho. 

Resultante dum acordo de colaboração entre o Município de Ansião, o Instituto dos Registos e do Notariado, I.P., e a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificada, o projeto prevê a disponibilização de uma plataforma inovadora – BUPI (Balcão Único do Prédio), agregadora de toda a informação relativa a limites e titulares de prédios rústicos e urbanos. 

Esta ferramenta visa o acesso facilitado à informação quer por parte dos munícipes, quer pelo município, possibilitando um melhor conhecimento do território, a valorização dos recursos, a identificação dos proprietários e também a prevenção de incêndios. 

Este sistema de informação cadastral simplificado contará com três balcões de atendimento, um fixo na sede de concelho e dois que funcionarão em itinerância pelas seis freguesias, aproximando este serviço da população. 

Reconhecendo a importância do projeto, a autarquia apresentou uma candidatura à Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, aceitando o desafio de integrar um grupo piloto de oito concelhos para arranque antecipado deste projeto de âmbito nacional. 

Após reunião, no passado dia 13 de janeiro, entre os municípios agora envolvidos, a Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, e o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino encontra-se agora o município a proceder à georreferenciação das propriedades, tendo, para o efeito, afetado os recursos humanos e tecnológicos necessários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário